quinta-feira, 25 de junho de 2026

Operação mira cúpula de empresa de ônibus e vereador de SP por lavagem de dinheiro para o PCC

 Operação cumpre mandados de prisão e busca contra o vereador da capital Senival Moura, do PT, controlador da Transunião, e dirigentes da empresa.





A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagraram na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Última Parada, contra um esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no transporte público. Os agentes cumprem cinco mandados de prisão temporária e 104 de busca e apreensão.

Os três presos são o vereador da capital Senival Moura, do PT, o presidente da Transunião Transportes S.A., Jair Ramos de Freitas ("Cachorrão"), diretor informal da empresa, e Devanil de Souza Nascimento ("Sapo"): motorista e homem de confiança do vereador.

Abaixo, veja quem são os demais alvos dos mandados de prisão:

  • Lourival Monário ("Orelha"): atual presidente, acusado de ser nomeado pelo PCC para garantir o escoamento de recursos ilícitos;
  • Leonel Moreira Martins ("Cabeça Branca"): supervisor operacional que atuava como o interlocutor direto do PCC dentro da empresa, transmitindo ordens da facção.

Números da operação:

  • Bloqueio de 117 veículos e 3 embarcações;
  • Sequestro de 21 imóveis;
  • Bloqueio de R$ 194.457.851,90 em contas dos alvos.

Os investigados são acusados de organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações públicas.

Com a operação, a diretoria da Transunião foi afastada e a Prefeitura de São Paulo, comunicada para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. Por volta das 6h45, a SPTrans informou que a empresa opera normalmente.


Os mandados estão sendo cumpridos em endereços da cidade de São Paulo, da região metropolitana e do município de Extrema (MG). A ação é conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP.


De acordo com dados do SPUrbanuss, o sindicato das empresas de ônibus da capital, a Transunião opera 51 linhas de ônibus e transporta 389 mil passageiros por dia, atuando principalmente na Zona Leste da capital paulista.

Para cortar a influência dos investigados, a Justiça determinou o afastamento imediato de todos os atuais diretores e administradores da Transunião. Como o transporte de passageiros é um serviço essencial e não pode parar, a SPTrans foi notificada. Agora, o município precisa garantir que a frota continue rodando, seja decretando uma intervenção direta na empresa ou repassando as linhas da Transunião para outras viações da cidade.



Morte de ex-presidente e o início da investigação


O inquérito que desencadeou a ação desta quinta começou a partir da investigação do assassinato de Adauto Soares Jorge, antigo presidente da Transunião, executado em 2020.

Documentos manuscritos conhecidos como "salves" do PCC revelaram que Adauto e o vereador Senival de Moura – apontado como o verdadeiro controlador da empresa – haviam sido condenados à morte por supostos desvios de valores da organização criminosa.

"A facção teria descoberto, então, que Adauto desviava dinheiro da empresa para subsidiar uma espécie de 'caixa dois' para as eleições de 2020, privilegiando diretamente Senival em sua campanha à reeleição como vereador de São Paulo", diz trecho da manifestação do MP.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Após 40 anos de espera, transporte coletivo chega ao Recanto da Prata, no Ivoturucaia

Moradores do Loteamento Recanto da Prata, no bairro Ivoturucaia, serão beneficiados a partir desta quarta-feira (24) com o atendimento do transporte coletivo após 40 anos de espera. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) modificou os itinerários da linha 557 – Terminal Colônia – Ivoturucaia / Marajoara (legendas C e D), que passará a operar em horários prioritários – de pico (manhã e tarde) e na saída de escolas, no final da noite.

 

 


 

A princípio, a operação ocorrerá somente nos dias úteis, podendo ser ampliada conforme demanda de novos horários. A solicitação foi uma das reinvindicações dos moradores do bairro em reunião realizada com o prefeito Gustavo Martinelli. “Essa mudança atende uma demanda importante dos moradores do Ivoturucaia, que passarão a contar com o transporte público mais próximo de suas casas. É mais uma melhoria prevista no novo contrato de concessão, que tem como objetivo oferecer um serviço cada vez mais acessível e eficiente para a população”, destacou o prefeito.

O comerciante Rodrigo Betin, morador do Ivoturucaia, disse que a extensão da linha é uma grande conquista para quem vive no Recanto da Prata. “Vínhamos lutando por isso há vários anos e, com a ajuda da associação dos moradores e da Prefeitura, agora teremos ônibus mais perto de casa. Muitos munícipes tinham que andar até três quilômetros para chegar ao ponto e usar a linha 553. Agradeço a todos que contribuíram com esta conquista que vai dar mais mobilidade e segurança, principalmente quem volta do trabalho tarde da noite”, ressaltou Rodrigo.

“Nessa primeira fase o atendimento será realizado pela linha 557, em horários indicados pela comunidade. Posteriormente, a linha passará por uma reformulação e serão feitos estudos de todos os itinerários para atendimento a outras demandas da comunidade”, destaca Bruno Palhari, diretor do Departamento de Transporte Público da SMMT.


Fonte Prefeitura Municipal de Jundiaí





👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2

 

­­­­­­­

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Eletra reforça atuação em São Paulo com entrega de mais 142 ônibus elétricos

Empresa integra novo lote apresentado pela prefeitura e consolida posição entre as lìderes do mercado paulista e nacional

 


A Eletra, líder brasileira em eletrificação do transporte público, realizou a entrega de mais 142ônibus elétricos para a cidade de São Paulo, que intregaram o conjunto de 500 novos veículos a serem apresentados pela Prefeitura neste domingo (21).

A iniciativa reforça o avanço da capital paulista na decarbonização do transporte coletivo, consolidando São Paulo como referência nacional e internacional na adoção de tecnologias limpas. Atualmente , a cidade concentra a maior frota de ônibus elétricos do Brasil , respondendo por mais de 80% dos veículos em circulação no país. Dess total , a Eletra é responsavel 792 veículos sendo 603 ônibus elétricos a bateria e 189 Trólebus em operação , um marco que posiciona São Paulo como a principal vitrine da mobilidade elétrica na América Latina , ao combinar escala , redução de emissôes e ganhos concretos na qualidade do arurbano.

 

Os ônibus com tecnologia Eletra integram uma nova etapa de expansão da mobilidade elétrica na cidade , com veículos mais eficientes , silenciosos e sem emissão de poluentes locais. Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e recursos de conforto, os modelos elevam o padrão de qualidade do transporte público para os usuários.

 

A substituição de veículos movidos a diesel por ônibus  elétricos traz benefícios diretos ao meio ambiente e à operação do sistema, contribuindo para a redução de emissões de CO² e do consumo de combustíveis fóssseis, a lém de melhorar significativamente a qualidade do ar e reduzinhoa poluição sonora.

 

A Eletra é responsavel pela integração dos sistemas de tração elétrica dos veículos, em parceria com fabricantes de chassis e carrocwerias , consolidando sua atuação como uma das principais fornecedoras de tecnologia nacional para a mobilidade sustentável.

 

"A ampliação da mobilidade elétrica em São Paulo demostra como políticas públicas consistentes , visão de longo prazo e instrumetos de financiamento essenciais para viabilizar a transição energética. Nesse contexto , o apoio do BNDES tem papel estratégico ao impulsionar a adoção de tecnologias limpas em larga escala e fortalecer a caderia produtiva nacional. A cidade cria um ambiente propício à inovação , gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva e se consolida como referência para o país. A Eletra tem orgulho de contribuir com tecnologia brasileira para esse avanço e de participar ativamente da transformação da mobilidade urbana no Brasil ", afirma Milena Braga Romano , CEO da Eletra.




Com sucessivae entregas e ampliação da frota, São Paulo avança no cumprimento de suas metas ambientais e reafirma seu papel de liderança na transição energética do transporte coletetivo , servindo de referência para outras cidade brasileiras.

 

Tods os ônibus contam com ar-condicionado , sistema de wi-fi para acesso à internet , tomadas USB , suspenção a ar e vidros com proteção contra raios ultravioleta.

 

A adoçã da tecnologia elétreica também gera ganhos diretos na operção eno meio ambiente. Com base na experiência e no pionerismo da Eletra _ cuja frota já ultrapassa 38 milhões de quilômetros rodados no Brasil - , a eletrificação reduz significamente o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Até o momento , os veículos da já evitaram a emissão de mais de 56 mil toneladas de CO².

 

Alé disso , o custo energético dos ônibus elétricos pode ser até cinco vezes menor em comparação ao diesel , evidenciando a viabilidade econômica e a sustemtabilidade do sistema no longo prazo.

 A Eletra reafirma seu compromisso com a descarbonização do transporte público e reforça que o avanço da mobilidade elétrica no país passa pela artculação entre os setores público e privado , viabilizandoi soluções em escala para uma matriz de transporte mais limpa , eficiente e sustentáevel.

 

Fonte Eletra  




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2

 

­­­­­­­

Operação mira cúpula de empresa de ônibus e vereador de SP por lavagem de dinheiro para o PCC

  Operação cumpre mandados de prisão e busca contra o vereador da capital Senival Moura, do PT, controlador da Transunião, e dirigentes da e...