Estudos ambientais para construção já estão em andamento e serão finalizados até o início de novembro
Ao que tudo indica a Linha 2 do metrô da capital mineira vai sair do papel. Os estudos ambientais para construção já estão em andamento e serão finalizados até o início de novembro. A previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2024, após o período das chuvas.
Após a conclusão dos estudos ambientais, será possível solicitar a licença ambiental de implantação e operação da Linha 2, conforme o Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, que é a concessionária responsável pela modernização e expansão da linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço. A estimativa é que as obras sejam concluídas em outubro de 2027.
A Linha 2 interceptará algumas vias importantes da capital mineira, como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina. De acordo com a empresa, com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a Linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros/dia/sentido.
Serão 10,5 quilômetros de linha permanente. O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
Para implantação da Linha 2, será necessária a desocupação de aproximadamente 250 edificações que se encontram irregularmente construídas na faixa de domínio.
Conforme a empresa, as ações para liberação destas áreas seguirão a Resolução nº LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte. Dessa forma, a comunicação com as partes interessadas está acontecendo, com reuniões com lideranças e o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis.
A construção e operação do metrô podem gerar 28 mil empregos diretos e indiretos, segundo o Metrô BH.
Linha 1
Além da Linha 2, o projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 está em andamento e as obras começarão ainda em dezembro deste ano, segundo a empresa.
Atualmente, o metrô da RMBH possui a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 quilômetros de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem. A implantação da Estação Novo Eldorado promoverá mais 1,7 quilômetros de via permanente. A Linha 2 contará com mais 10,5 quilômetros de extensão.
Após as ampliações previstas em todo o sistema, 270 mil usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte serão beneficiados.
Em setembro deste ano, o CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, disse a redação que o capex do projeto sofreu alteração devido à elevação do custo da construção. Ao longo dos 30 anos de duração do contrato de concessão, o investimento a ser realizado no modal estava estimado em R$ 3,7 bilhões e foi alterado para R$ 3,9 bilhões.
As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos também banheiros com acessibilidade em todas as estações.
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