sábado, 28 de junho de 2025

Projeto propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá para integrar mobilidade

 Projeto de lei da vereadora Talita Galhardo quer incluir uma linha de ferry boat entre Rio e Maricá nas políticas de mobilidade urbana da cidade. Proposta visa integração regional e transporte sustentável.


Barcas na Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói ao fundo - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio


A criação de uma linha marítima de passageiros entre o Rio de Janeiro e Maricá voltou à pauta na Câmara Municipal do Rio. A vereadora Talita Galhardo apresentou o Projeto de Lei nº 818/2025, que busca estimular o Poder Executivo a considerar a implantação de uma linha de ferry boat como parte do planejamento de mobilidade urbana da capital fluminense.

A proposta não obriga a criação da linha, mas estabelece diretrizes para estudos de viabilidade, com prioridade para integração aos modais já existentes, como metrô, ônibus e VLT. A operação poderia usar terminais náuticos já construídos ou previstos e contar com apoio da iniciativa privada.

“A ideia é aproveitar o potencial da Baía de Guanabara como meio de ligação entre os municípios e aliviar o trânsito nas vias terrestres, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável”, afirma a autora da proposta, Talita Galhardo.

Segundo o texto, os estudos técnicos deverão levar em conta não apenas a viabilidade econômica da linha, mas também impactos ambientais, segurança dos passageiros, acessibilidade e o potencial turístico e logístico da rota.

A lei ainda permite a articulação entre o município do Rio, a Prefeitura de Maricá, o governo do estado e empresas privadas, por meio de convênios e parcerias. Órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, a CCPAR (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos) e a Secretaria de Meio Ambiente e Clima poderão ser envolvidos nos estudos e articulações, de acordo com disponibilidade técnica e orçamentária.

Inspirado em modelos que funcionam em cidades como Nova IorqueIstambul e Lisboa, o projeto destaca as vantagens ambientais e urbanas do transporte hidroviário. “É uma solução que pode reduzir o tempo de deslocamento, contribuir com o turismo e até valorizar áreas pouco integradas da metrópole”, defende a parlamentar.

A proposta também reforça o papel do Rio como indutor de soluções metropolitanas. Caso aprovada, a futura linha marítima entre Rio e Maricá ainda dependerá de regulamentação específica e de negociações com os demais entes envolvidos. Mas o primeiro passo, ao menos no campo legislativo, foi dado.


✔️ Fonte Diário do Rio



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


quinta-feira, 26 de junho de 2025

Siga Fácil: Governo de SP lança site para auxiliar motoristas sobre cobrança de pedágio eletrônico

 Portal traz mapa com a localização dos pórticos e indica como fazer os pagamentos



Mudança vai tornar o trânsito mais fluido e seguro com a eliminação das filas, reduzindo o risco de acidentes


O Governo de São Paulo lançou o site do sistema Siga Fácil (sigafacil.sp.gov.br) para auxiliar motoristas com pagamento de pedágios na nova modalidade eletrônica. O modelo substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos inteligentes, que identificam automaticamente os veículos por meio de placas ou tags eletrônicas. A mudança vai tornar o trânsito mais fluido e seguro com a eliminação das filas, reduzindo o risco de acidentes. Ele promove ainda justiça tarifária ao utilizar cobrança mais equilibrada.

Os dois primeiros pórticos estão localizados na SP-333 (Rodovia Laurentino Mascari), entre Itápolis e Jaboticabal, sob responsabilidade da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, e na SPI 097/055 (Rodovia dos Tamoios, Contorno Sul – km 13+500), em Caraguatatuba, operada pela concessionária Tamoios.

O site do sistema Siga Fácil traz um mapa indicando onde estão localizados os pórticos dos pedágios eletrônicos e fornece os links disponibilizados pelas concessionárias para pagamento avulso dos valores, ou seja, facilitando para aqueles usuários que não possuem uma tag. Os motoristas também encontram informações sobre como funcionam os pedágios eletrônicos e contatos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e empresas para dúvidas. 

A substituição das praças físicas pelos pórticos está ocorrendo de forma gradual nos trechos estaduais concessionados. Neste período de transição, as tarifas seguem os valores vigentes dos contratos, garantindo estabilidade, segurança jurídica e respeito aos usuários, ao mesmo tempo em que se avança para um sistema mais moderno e eficiente.

Novas concessões

|Nas concessões de rodovias realizadas a partir de 2024, como os lotes Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, o sistema já nasce com a cobrança proporcional ao trajeto percorrido. Isso significa que o motorista paga apenas pelos trechos efetivamente utilizados.

Além disso, motociclistas estão isentos do pagamento de pedágio em todos os trechos operados sob os novos contratos com pedágio eletrônico, reforçando o caráter social da medida e beneficiando diretamente quem utiliza esse meio de transporte no dia a dia.

Outro diferencial do Siga Fácil é o conjunto de benefícios para quem utiliza tags eletrônicas, com descontos fixos e progressivos de acordo com a frequência e o trecho percorrido. Mas quem não possui tag também é atendido com comodidade: a placa do veículo é reconhecida automaticamente e o pagamento pode ser feito em até 30 dias, por meio de canais digitais das concessionárias (como apps, sites, WhatsApp, Pix ou cartão). O não pagamento no prazo configura infração de trânsito, conforme determina a resolução federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além da economia, o programa contribui diretamente para a segurança nas estradas, com a eliminação de paradas bruscas nas praças de pedágio e a consequente redução no risco de colisões. Inspirado em experiências de sucesso em países como Portugal, Noruega e Chile, o Siga Fácil posiciona o estado como referência nacional em mobilidade inteligente, eficiente e digital.

É importante destacar que, para a instalação dos pórticos e posterior cobrança, as concessionárias são obrigadas a realizar os investimentos previstos voltados para melhorias na qualidade dos serviços, como obras, sinalização, tecnologia e segurança. Somente após a conclusão dessa etapa é que será autorizada o início da operação efetiva do sistema de pedágio eletrônico, sob supervisão da Artesp.



✔️ Fonte Agência SP



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Avançam as obras do metrô em Samambaia com a expansão da Linha 1

  Trabalho deve durar entre dois e quatro anos. A previsão é de que 10% estejam prontos até o fim de julho. Diariamente, cerca de 15 mil pes...