sábado, 28 de junho de 2025

Projeto propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá para integrar mobilidade

 Projeto de lei da vereadora Talita Galhardo quer incluir uma linha de ferry boat entre Rio e Maricá nas políticas de mobilidade urbana da cidade. Proposta visa integração regional e transporte sustentável.


Barcas na Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói ao fundo - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio


A criação de uma linha marítima de passageiros entre o Rio de Janeiro e Maricá voltou à pauta na Câmara Municipal do Rio. A vereadora Talita Galhardo apresentou o Projeto de Lei nº 818/2025, que busca estimular o Poder Executivo a considerar a implantação de uma linha de ferry boat como parte do planejamento de mobilidade urbana da capital fluminense.

A proposta não obriga a criação da linha, mas estabelece diretrizes para estudos de viabilidade, com prioridade para integração aos modais já existentes, como metrô, ônibus e VLT. A operação poderia usar terminais náuticos já construídos ou previstos e contar com apoio da iniciativa privada.

“A ideia é aproveitar o potencial da Baía de Guanabara como meio de ligação entre os municípios e aliviar o trânsito nas vias terrestres, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável”, afirma a autora da proposta, Talita Galhardo.

Segundo o texto, os estudos técnicos deverão levar em conta não apenas a viabilidade econômica da linha, mas também impactos ambientais, segurança dos passageiros, acessibilidade e o potencial turístico e logístico da rota.

A lei ainda permite a articulação entre o município do Rio, a Prefeitura de Maricá, o governo do estado e empresas privadas, por meio de convênios e parcerias. Órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, a CCPAR (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos) e a Secretaria de Meio Ambiente e Clima poderão ser envolvidos nos estudos e articulações, de acordo com disponibilidade técnica e orçamentária.

Inspirado em modelos que funcionam em cidades como Nova IorqueIstambul e Lisboa, o projeto destaca as vantagens ambientais e urbanas do transporte hidroviário. “É uma solução que pode reduzir o tempo de deslocamento, contribuir com o turismo e até valorizar áreas pouco integradas da metrópole”, defende a parlamentar.

A proposta também reforça o papel do Rio como indutor de soluções metropolitanas. Caso aprovada, a futura linha marítima entre Rio e Maricá ainda dependerá de regulamentação específica e de negociações com os demais entes envolvidos. Mas o primeiro passo, ao menos no campo legislativo, foi dado.


✔️ Fonte Diário do Rio



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avançam as obras do metrô em Samambaia com a expansão da Linha 1

  Trabalho deve durar entre dois e quatro anos. A previsão é de que 10% estejam prontos até o fim de julho. Diariamente, cerca de 15 mil pes...