As iniciativas pró eletromobilidade continuam crescendo para vários segmentos, de levíssimos ao ônibus elétrico. A Euromonitor, com orientação e revisão das equipes da ZEBRA e TUMI no Grupo C40, no World Resources Institute (WRI) e no Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), apresentou o Guia de Investimentos para ônibus Zero Emissão no Brasil com o objetivo de atrair novos investimentos deste meio de transporte no País.
De acordo com o texto, no continente americano, o Brasil é o mercado mais promissor. O País, de dimensões continentais, possui mais de mil cidades com sistemas de transporte público por ônibus. Aliado a isso, soma-se a população de 215 milhões de habitantes e porque é um dos principais fornecedores de ônibus a diesel para a região.
O documento relata que as oportunidades estão, principalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, São José dos Campos, Niterói, Salvador e Campinas. Essas cidades devem eletrificar 48% de suas frotas até o final da década.
A estimativa é que 11.008 ônibus elétricos comecem a circular no Brasil até 2030. Um investimento de cerca de US$ 3,6 bilhões, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador devem responder por 84% do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário