quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Ônibus articulado elétrico da BYD é bem avaliado em teste em Curitiba



 Modelo D11B obteve ótimo desempenho de bateria, ficando em primeiro lugar na avaliação feita pela gerenciadora de transportes da capital do Paraná

 

Os ônibus articulados da BYD, modelo D11B, receberam ótima avaliação em teste realizado pela Prefeitura de Curitiba com quatro marcas e veículos elétricos. Os resultados foram divulgados na terça-feira, dia 12/12, pela Urbs (Urbanização de Curitiba S.A), que gerencia o transporte na capital do Paraná.

Foram avaliados desempenho operacional, Trafegabilidade, autonomia de bateria, acessibilidade, conforto, entre outros itens. Os testes foram feitos nas linhas 021 – Interbairros II (Anti-horário) e 023 – Inter 2 (Anti-horário),  utilizando como critério de escolha a extensão do trajeto e determinados pontos críticos da rota, como aclives e declives, curvas acentuadas e trânsito intenso e maior número de paradas.

O modelo articulado da BYD, de 22,6 metros, se mostrou com ótimo desempenho na bateria, com autonomia de 297,1 km. O ônibus se mostrou econômico com consumo médio satisfatório e dentro dos parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.

No quesito análise  do consumo de bateria, o modelo articulado elétrico da BYD obteve ótima eficiência no desempenho ficando em primeiro lugar entre todos os modelos testados:  a média de consumo da bateria foi de 116,42 km e de  2,01 KWh/km.

Os testes também avaliaram os desgastes de pneus, quesito que a BYD também obteve ótimos resultados. A performance e resistência dos pneus do modelo articulado da BYD obtiveram ótimo desempenho.

 

Ônibus elétricos fabricados no Brasil

Os ônibus articulados 100% elétricos são fabricados no Brasil, na planta da BYD em Campinas. Esses ônibus são grandes aliados na qualidade de vida da população. Um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 100 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 750 árvores por ano. Já um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode ser até 6 vezes menor do que um ônibus a diesel.

 

Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria na fábrica de Manaus. As baterias usadas nos ônibus articulados de São José dos Campos são de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4). Esses ônibus apresentam ótimo aproveitamento de regeneração de freios, sem a necessidade de recarga de oportunidade da bateria.

 

Vantagens ambientais dos veículos elétricos

 

Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.

Cada ônibus elétrico, de 13 metros, em circulação representa em média a redução de gases equivalente ao plantio de 750 árvores por ano. Um ônibus articulado pode chegar a mais de 1.300 árvores por ano.

O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio que dura até 10 anos e não possui metais pesados na composição.

Para abastecer um ônibus à bateria, gasta-se seis vezes menos do que um ônibus movido à combustão.

A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus à diesel rodam, em média, 5 anos. No máximo, conseguem chegar a 10 anos de circulação pelas grandes cidades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...