sábado, 16 de dezembro de 2023

Attivi Integral Marcopolo chega a Porto Alegre




Capital gaúcha será a primeira cidade brasileira a contar com ônibus elétricos, com chassi e carroceria da multinacional brasileira 
Modelos 100% elétricos e de produção nacional entram em circulação a partir de 2024

Alinhada ao desafio global de desenvolver soluções para contribuir com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros, a Marcopolo anuncia a chegada de modelos do ônibus Attivi Integral – veículo elétrico com chassi e carroceria próprios – à cidade de Porto Alegre (RS) em 2024. No total, serão 8 veículos que circularão em rotas operadas pela Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), com entrega dos primeiros ônibus a partir de abril de 2024. 




“Essa é uma importante venda do Attivi Integral, mostra que estamos prontos para atender o mercado brasileiro como um todo, assim como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades”, revela Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

A entrega dos ônibus elétricos da Marcopolo para Porto Alegre consolida o trabalho realizado pela companhia em busca de oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis, com a demonstração dos veículos em diversas cidades do país, entre elas Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Vitória (ES) e Angra dos Reis (RJ). 

A multinacional brasileira também anunciou neste ano um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do modelo na planta de São Mateus, no Espírito Santo, o que amplia a capacidade produtiva da empresa.

Atualmente, além do Attivi Integral, a Marcopolo conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.





Diferenciais do Attivi Integral

O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano. 
"Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”, pontua Ricardo Portolan.
Os veículos que circularão em Porto Alegre têm capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.


Ficha Técnica – Attivi Integral Marcopolo 

12,95m de comprimento
Acessibilidade via rampa manual na porta entre eixos
Ar-condicionado 
Autonomia de até 280 km e Tempo de Carga de até 4 horas
Baterias LFP com 398,6kWh de capacidade
Capacidade de até 81 passageiros
Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
Catraca no entre eixos
Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
Direção hidráulica eletroassistida
Espaço para cadeira de rodas no entre eixos lado esquerdo
Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake) 
Freios dianteiro a disco e traseiro a tambor
Itinerários frontal, laterais e traseiro
Largura – 2,55 m
Motor com potência pico de 385kW
Para brisas bipartido
Poltronas City estofada
Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias
Suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajoelhamento bilateral
Teto e calhas superiores em alumínio
Tomada para recarga tipo CCS-2-DC
Vidros colados







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