terça-feira, 26 de novembro de 2024

São Paulo terá transporte de passageiros em um de seus rios mais famosos em plano ambicioso que promete mudar a mobilidade da cidade e já tem data para sair do papel

 São Paulo está prestes a revolucionar sua mobilidade urbana com o PlanHidro SP. O projeto prevê o uso do Rio Pinheiros para transporte de passageiros e cargas, além da revitalização das margens e criação de parques fluviais.


São Paulo lança o PlanHidro SP, projeto bilionário que promete transformar o Rio Pinheiros em rota de transporte de passageiros e cargas.


No coração da maior metrópole do Brasil, uma iniciativa ousada está prestes a transformar o trânsito caótico e a relação dos paulistanos com os rios da cidade.

Um plano que parecia distante da realidade começa a tomar forma e promete algo inédito: um sistema de transporte aquático no famoso Rio Pinheiros, combinando inovação, sustentabilidade e uma nova perspectiva para a mobilidade urbana.

O que parece um sonho futurista já tem data para sair do papel e conta com um cronograma extenso, mas bem definido. O que está por trás desse plano revolucionário?

E como ele pretende impactar a rotina de milhões de pessoas?

Descubra os detalhes dessa empreitada que promete marcar a história de São Paulo.

PlanHidro SP: a nova era da mobilidade fluvial

No final de outubro de 2024, a Prefeitura de São Paulo apresentou o PlanHidro SP, um projeto que visa criar um sistema de transporte hidroviário para cargas e passageiros em até 180 km de vias navegáveis.

Além disso, o plano inclui ações de revitalização das margens dos rios e a construção de parques fluviais, integrando infraestrutura e mobilidade.

Segundo informações divulgadas pelo Via Trolebus, a proposta foi desenvolvida por um Grupo de Trabalho Intersecretarial com a participação de 18 órgãos técnicos especializados.

Essa iniciativa contou também com uma consulta pública e uma audiência realizada para discutir o projeto em detalhes.


Infraestrutura planejada: eclusas, barcos e ecopostos


O PlanHidro SP prevê a construção de uma infraestrutura complexa e moderna para viabilizar a navegação urbana. Entre as obras previstas estão:

  • Construção de eclusas e pontes para pedestres.

  • Dragagem de mais de 1,3 milhão de metros cúbicos de material para facilitar a navegabilidade.

  • Instalação de atracadouros de lazer e ecopostos, incentivando atividades recreativas e o uso sustentável das margens fluviais.


                                 Reprodução: Prefeitura de SP


Detalhes das hidrovias no Rio Pinheiros


Canal inferior do Rio Pinheiros


O trecho do Canal Inferior terá 10 km de extensão e será o primeiro a ser implementado, com custo estimado em R$ 927,2 milhões. Ele conectará a Vila Leopoldina até a Eclusa da Traição. Entre os destaques estão:


  • Barcos previstos: 10 para passageiros, 12 para carga e 4 para serviços.
  • Ecopostos: Vila Leopoldina, Jaguaré, Pirajuçara, Córrego Verde, Jockey e Uberaba.
  • Pontes para pedestres: duas entre Vila Leopoldina e Jaguaré, e uma próxima à Ponte Eusébio Matoso.
  • Atracadouros de lazer: em Jaguaré, Pirajuçara, Jockey e Uberaba.

Canal superior do Rio Pinheiros

Já o Canal Superior terá 17 km de extensão e ligação entre a Eclusa da Traição e os ramais das eclusas da Pedreira e Guarapiranga, com orçamento de R$ 1,8 bilhão. A estrutura prevista inclui:


  • Barcos previstos: 11 para passageiros, 12 para carga e 4 para serviços.
  • Ecopostos: Panorama, Morumbi, Santo Amaro e Zavuvus.
  • Pontes para pedestres: em Panorama e Zavuvus.

Cronograma e metas do projeto


De acordo com os dados apresentados, o início das obras está previsto para 2027, com prazo de conclusão em 2035.

O projeto pretende reconfigurar a mobilidade em São Paulo, integrando o transporte hidroviário com outras modalidades e melhorando o acesso às margens dos rios.


Impactos e desafios


PlanHidro SP promete benefícios como a redução do tráfego nas ruas e avenidas da cidade, além de uma conexão mais harmônica entre os espaços urbanos e os rios.

No entanto, há desafios consideráveis, como os altos custos envolvidos e a necessidade de garantir a limpeza e manutenção contínuas das águas do Rio Pinheiros.

Conforme destacou o Via Trolebus, o sucesso desse plano dependerá de uma gestão integrada e de parcerias público-privadas para viabilizar os investimentos.


Você acredita no futuro dos rios como vias de transporte em São Paulo?


Com um investimento bilionário e grandes expectativas, o PlanHidro SP é um marco para a mobilidade da cidade. Será que os paulistanos abraçarão essa nova forma de transporte?


✔️ Fonte Voa Trolebus  e  CPG Click Petróleo e Gás 




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