Expresso Tiradentes
Atualmente, ele liga o bairro do Sacomã ao Parque Dom Pedro II, fazendo integração com outras formas de transporte.
Há duas linhas em operação: Sacomã - Terminal Mercado e Vila Prudente - Terminal Mercado, que se sobrepõem na maior parte de seu percurso. Embora constem em seu percurso estações do Metrô, a transferência entre as linhas não é gratuita, ocasionando baixa procura por parte da população.
História
No entanto, apenas a linha Parque Dom Pedro II-Sacomã foi construída.
No projeto original, os veículos seriam articulados e alimentados por cabos suspensos. No ano de 2000 este veículo operou experimentalmente no trecho sobre o tampão do Tamanduateí por um período de quatro meses.
No final de 2000 teve suas obras, que já se arrastavam, e a operação experimental suspensas por falta de verbas e vontade política.
No final de sua administração Celso Pitta deixou como herança o trecho sobre o tampão do Tamanduateí semi acabado com as estações nem ao menos iniciadas, do trecho elevado, somente os pilares de sustentação saindo do solo e, nos terminais, Sacomã e Parque Dom Pedro II áreas totalmente degradadas.
Paulistão
Rebatizado com este nome em meados de 2002, após o início do mandato da então prefeita Marta Suplicy, teve alterações em seu projeto original descartando o estudos das demais linhas, mantendo somente a Linha 1, que ligaria os bairros do Sacomã ao Parque Dom Pedro II e a Linha 2, que se estenderia do Parque Dom Pedro II até a Vila Prudente e São Mateus
Sobre os veículos também houve alterações, pois durante o mandato de Marta Suplicy foi tomada a decisão de substituir todos os Trólebus, veículos alimentados por cabos suspensos, por veículos híbridos mais modernos que cortariam os custos com energia e manutenção da rede de alimentação aérea. Por este motivo, foi adotado um veículo híbrido e articulado para o novo "Paulistão"
Suas obras só foram reiniciadas em 2002, com o início da construção do Terminal Sacomã e da via elevada.
Logo no final de 2003, com um total de gastos já nos seiscentos milhões de Reais somados pelas duas gestões, tiveram suas obras paralisadas por alegada falta de verbas.
Expresso Tiradentes
Após isso, problemas com irregularidades nas licitações] e até um incidente[ em 31 de março de 2008, que paralisou temporariamente as obras, continuaram a atrasar o cronograma de finalização do empreendimento e colocaram em dúvida as novas datas previsão de entrega final do projeto.
Em 28 de abril de 2009, o prefeito Gilberto Kassab e o governador José Serra anunciaram convênio para alterar parte do projeto, passando então a chamar-se Linha 15 do Metrô de São Paulo. O custo do projeto era estimado em R$ 2,3 bilhões.
Percurso
Trecho Mercado ↔ Sacomã
Formado por todo percurso que seria do VLP de São Paulo, esta linha conta com 6 estações e 2 terminais. A linha é formada por 5 km de via elevada e 3 km de via de sobre o solo. Sua inauguração comercial ocorreu no dia 8 de março de 2007.
No Primeiro trecho, formado pelo trecho inacabado do VLP de São Paulo sobre o tampão do Tamanduateí ele faz parte da Expresso Tiradentes. Ele possui 3 km de extensão e é formado por duas estações.
Este trecho conta com a integração com o Terminal Pq. Dom Pedro no Terminal Mercado. Na estação do Metrô Pedro II, há interligação paga com a Linha 3 do Metrô.
Já no segundo trecho, percorre a via elevada do antigo VLP de São Paulo seguindo a margem esquerda do rio Tamanduateí até a Av. das Juntas Provisórias em direção do terminal Sacomã/ Vereador Oswaldo Gianotti. Ele conta com uma via elevada de 5 km e possui quatro estações em seu percurso.
Estações da Linha 5105/10
Letreiro Ida: (Terminal Mercado/) Terminal Sacomã.
Letreiro Volta: (Terminal Sacomã/) Terminal Mercado.
- Observação.:
- Por preços de 14 de janeiro de 2024 a integração paga é a seguinte: R$ 8,20 (R$ 4,40 pelo Expresso Tiradentes + R$ 3,80 pela integração).
Trecho Mercado ↔ Vila Prudente
Idealizado a partir do antigo projeto da segunda linha do Paulistão, é formado a partir a bifurcação da via elevada na altura da Rua das Juntas Provisórias e a Avenida do Estado até a Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo seguindo até o Terminal Vila Prudente. Foi entregue em 11 de março de 2009, ligando somente até o Terminal Vl. Prudente a partir da Estação C.A.Ypiranga, com parada apenas na Estação Dianópolis. Este trecho é atendido pelas linha 5109/10, 5110/10, 5110/21, 5110/22 e 5110/23 (as últimas três apenas nos horários de pico).
Estações das Linhas 5109/10, 5110/10, 5110/21, 5110/22 e 5110/23
Letreiro ida: (Terminal Mercado) Letreiro volta: (Terminal Vila Prudente) (Terminal São Mateus).
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