quinta-feira, 20 de março de 2025

Artesp assume regulação e fiscalização do transporte metroferroviário concedido e da EMTU

 Medida confere à Agência novas atribuições, fortalecendo sua atuação no setor de transportes com a incorporação de outros modais; mudança não afeta os serviços nem os usuários


A nova estrutura regulatória possibilita o acompanhamento rigoroso das obrigações contratuais das concessionárias. Foto: Governo de SP


A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) assume oficialmente a partir desta quinta-feira (20) as funções de fiscalização, controle e regulação dos serviços e estrutura do transporte metroferroviário concedido e do transporte coletivo metropolitano, promovendo mais eficiência na supervisão e melhoria dos serviços prestados à população.

Com as novas atribuições, a Artesp passa a ser a responsável pelas concessões das linhas 4 e 5 de metrô e 7, 8 e 9 de trens metropolitanos e o Trem Intercidades para Campinas, bem como das empresas que operam o transporte coletivo metropolitano, sejam elas delegadas, autorizadas, permitidas ou concedidas a entidades de direito privado, antes sob responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

A transição ocorre em conformidade com a Lei Complementar nº 1.413/2024, formalizada por meio de uma Portaria Conjunta, elaborada em parceria com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM). Esses novos modais ampliam o escopo de atuação da Agência, que, além da atual gestão de rodovias e aeroportos regionais concedidos, também irá regular e fiscalizar os serviços hidroviários e coletivos intermunicipais sob concessão.

A nova estrutura regulatória possibilita o acompanhamento rigoroso das obrigações contratuais das concessionárias, garantindo transparência, eficiência e qualidade na prestação dos serviços. Além da fiscalização dos contratos de concessão, a Artesp será responsável pela aprovação de planos, projetos e gestão da alienação de bens reversíveis, promovendo uma supervisão mais integrada do setor.

A ampliação das competências da Agência é um passo fundamental para a melhoria do sistema de transporte público em São Paulo, consolidando um modelo de governança moderno e eficiente, alinhado às diretrizes do Estado e às necessidades dos usuários. Essa mudança não altera a operação e nem impacta o usuário diretamente.


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avançam as obras do metrô em Samambaia com a expansão da Linha 1

  Trabalho deve durar entre dois e quatro anos. A previsão é de que 10% estejam prontos até o fim de julho. Diariamente, cerca de 15 mil pes...