sexta-feira, 30 de maio de 2025

Governo de SP assina aditivo para investir R$ 1 bilhão na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

 Recursos serão aplicados na atualização do sistema de sinalização, com foco em eficiência, segurança e integração



ditivo vai permitir modernização na sinalização. Foto: Divulgação/Governo


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), assinou nesta semana um termo aditivo ao contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade. O aditivo prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão para modernização do sistema de sinalização das duas linhas.

Os recursos incluem aproximadamente R$ 179 milhões convertidos de multas contratuais em melhorias diretas, R$ 364 milhões redirecionados de outros projetos da concessão e R$ 590 milhões aportados via Parceria Público-Privada (PPP).

“Nosso compromisso é com um transporte público cada vez mais moderno, seguro e eficiente. Ao assinar este aditivo, damos um passo importante para transformar falhas em soluções, convertendo multas em melhorias reais para os passageiros. É assim que mostramos que o Governo de São Paulo está ao lado de quem mais precisa: o cidadão que depende diariamente do trem”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

O novo sistema a ser implantado é o ETCS Nível 2 (European Train Control System), padrão internacional utilizado na Europa, que permite o monitoramento em tempo real e maior integração entre linhas. Com essa tecnologia, trens poderão, no futuro, circular entre diferentes linhas – como composições da Linha 8 operando na Linha 9 e vice-versa.

Além disso, a conexão reduzirá o intervalo nos horários de pico para cerca de três minutos, proporcionando um melhor atendimento aos usuários do sistema. A modernização será realizada ao longo de quatros anos e meio, com início imediato dos trabalhos, após a ordem de serviço.

A adoção do ETCS, que utiliza comunicação via rádio digital TETRA, representa um avanço significativo na segurança e na regularidade das operações, além de reduzir o intervalo entre trens. A implantação é compatível com os sistemas atuais, permitindo uma transição gradual e sem perda de investimentos já realizados.

Esse novo padrão já está previsto nos novos contratos de concessão, como as linhas 7, 11, 12 e 13 de trens. No caso das linhas 8 e 9, a inclusão ocorre por meio deste aditivo contratual.

O documento também contempla a elaboração do projeto para construção de um viaduto ferroviário entre as estações CEASA (Linha 9) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8), que permitirá a circulação de trens entre as duas linhas no sentido do Centro. O aditivo prevê ainda expansões da Linha 9 e novas conexões até Barueri.


✔️ Fonte Agência SP 




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