A Ciferal Amazonas foi uma carroçaria de trólebus, produzida pela Ciferal no Brasil, que se destacou pela sua popularidade e uso na frota da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) de São Paulo durante a década de 1980. A Ciferal, que em 1978 era a terceira maior fabricante de carrocerias no país, teve um papel importante no desenvolvimento do trólebus nacional, mas a produção desse tipo de veículo acabou contribuindo para a falência da empresa em 1982.
- A Ciferal, conhecida por seus veículos urbanos e rodoviários, também produz o trólebus Amazonas, que era um modelo popular no transporte público de São Paulo.
- A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) utilizava trólebus Ciferal Amazonas em sua frota, especialmente durante a década de 1980.
- Em 1979, um consórcio entre a Ciferal, Scania, Bardela Borriello e Tectronic foi formado para produzir 1200 trólebus para São Paulo, impulsionando a reativação da indústria nacional de trólebus.
- Apesar do sucesso inicial, a produção de trólebus, incluindo o Ciferal Amazonas, acabou contribuindo para a falência da empresa em 1982.
- A história do trólebus no Brasil é marcada por diferentes fases, incluindo a produção de veículos importados e a posterior implantação da indústria nacional.
- O trólebus, que utiliza energia elétrica de uma rede aérea, foi uma alternativa de transporte público em São Paulo, especialmente em corredores e vias segregadas, devido à sua capacidade de aceleração e operação especial.
- A produção de trólebus Ciferal Amazonas, assim como a história da Ciferal e da CMTC, é parte importante da história do transporte público em São Paulo e no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário