quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CPTM conclui testes para orientar passageiros cegos e com baixa visão na Estação São Caetano do Sul

 Período de testes teve como objetivo iniciar a avaliação de ferramentas capazes de orientar o passageiro por meio de instruções sonoras e visuais em tempo real, ampliando autonomia, segurança e conforto no deslocamento dentro da estação


No dia 4 de dezembro, a CPTM recebeu outro grupo de pessoas cegas e com baixa visão, ampliando a diversidade de perfis avaliados e reunindo novas contribuições sobre precisão das instruções. Foto: CPTM


A CPTM concluiu, no último dia 5 de dezembro, a prova conceito (POC) de uma tecnologia de orientação voltada a passageiros cegos e com baixa visão na Estação São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braido, considerada modelo em acessibilidade na Linha 10–Turquesa.

O período de testes, iniciado em 11 de novembro, teve como objetivo iniciar a avaliação de ferramentas capazes de orientar o passageiro por meio de instruções sonoras e visuais em tempo real, ampliando autonomia, segurança e conforto no deslocamento dentro da estação.

Luan Richard, músico e produtor, participou do primeiro dia de testes e percorreu trajetos previamente mapeados utilizando o aplicativo de navegação, que lê automaticamente códigos instalados em pontos estratégicos da estação e fornece informações sobre direção, distância e localização de elevadores, bloqueios, bilheterias e plataformas. Ele avaliou positivamente a iniciativa: “É uma tecnologia muito precisa, que realmente faz diferença prática no deslocamento. Há anos eu digo que o dia em que um aplicativo me permitir pegar um transporte sozinho, com segurança, eu vou estar satisfeito, e esse tipo de solução me oferece essa possibilidade.”

No dia 4 de dezembro, a CPTM recebeu outro grupo de pessoas cegas e com baixa visão, ampliando a diversidade de perfis avaliados e reunindo novas contribuições sobre precisão das instruções, posicionamento das etiquetas e facilidade de uso.

O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, acompanhou o teste e reforçou a relevância da iniciativa: “Nosso objetivo é ampliar a autonomia do passageiro com deficiência visual. A principal dificuldade desse público é a falta de previsibilidade, não saber onde virar, a quantos metros está o elevador ou para onde a rota se divide. A tecnologia antecipa essas informações e permite decisões mais seguras.”

Michael reforçou que a companhia está estudando diferentes modelos tecnológicos: “Essa é apenas uma das soluções que estamos avaliando. Não há definição de qual será adotada. Estamos comparando desempenho, custo, aplicabilidade e aceitação dos usuários.”

A partir da finalização desta Prova Conceito, a CPTM irá reunir as contribuições coletadas e seguirá testando outras soluções. A decisão final sobre qual tecnologia a ser adotada irá considerar a eficácia, custo-benefício, precisão, usabilidade e segurança.


✔️ Fonte Agência SP 



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trem da Linha 17-Ouro chega ao Aeroporto de Congonhas pela primeira vez

  Viagem teste faz parte dos preparativos para a abertura da linha prevista para março Chegada ao local foi em caráter de teste, avaliando o...