quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Iniciadas obras do viaduto na zona norte para o BRT



No início de julho, a Prefeitura chegou a anunciar o começo das obras, o que não ocorreu por conta dos trâmites burocráticos


Dispositivo fará a ligação das avenidas JJ Lacerda e Ipanema. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba



A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quarta-feira (30) que deu início à implantação efetiva do viaduto de ligação das avenida Ipanema e José Joaquim de Lacerda. Viabilizada por meio de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a obra faz parte do corredor de transporte coletivo – BRT, do eixo Norte/Sul, sendo que por ele circulam mais de 80% das linhas do transporte coletivo da Região Norte, que fazem integração direta com outras linhas no Terminal Santo Antônio, além de registrar fluxo na ordem de 2.800 veículos/hora.


No início de julho a Prefeitura chegou a anunciar o começo das obras, o que não ocorreu por conta dos trâmites burocráticos.
A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as duas avenidas, deverá eliminar 60% do volume veicular na interseção, proporcionado melhores condições operacionais no local. Com isso, a circulação entre o Centro e da zona norte será beneficiada, e as condições locais favoráveis para a implantação do “Corredor de BRT Norte/Sul.

Atualmente a referida interseção é considerada como ponto crítico, pois conta com as passagens dos cruzamentos em nível, com o aumento significativo de veículos em horários de pico, comprometendo a fluidez do trânsito no local. “Estamos dando início a uma obra reclamada há muitos anos pela população, que atende muito mais que a população dessa região, mas também ao BRT, outra obra deste governo”, disse a prefeita Jaqueline.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves, cuja pasta é responsável pelo gerenciamento do contrato e acompanhamento das obras, as intervenções começaram na quarta-feira (29) e a previsão de conclusão é de 12 meses.

Orçadas em R$ 10,1 milhões, as intervenções começaram com a instalação do canteiro de obras. Na sequência haverá o preparo dos trechos em asfalto na Praça da Bíblia, para levar o trânsito para a posição prevista em projeto liberando as obras de fundação dos pilares deste viaduto.

A partir daí começamos com a execução das fundações e infraestrutura do viaduto da mesoestrutura, assim como lançamento das vigas para concluir a obra”, explica o engenheiro da Serim José Mendes Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...