sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Consulta Pública das Linhas 10 e 14 recebe sugestões até 3 de março

 Projeto prevê investimento de R$ 19 bilhões e busca amplia conexão entre ABC, Guarulhos e Zona Leste


Linha 10-Turquesa, que conecta a região do ABC Paulista ao Centro de São Paulo ao longo de 39 km de extensão, receberá três novas estações. Foto: Governo de SP


No próximo dia 3 de março, encerra a Consulta Pública para a concessão do Lote ABC-Guarulhos, projeto do Governo de São Paulo, por meio do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI-SP). A iniciativa abrange a Linha 10-Turquesa, já em operação, e a nova Linha 14-Ônix, que conectará o ABC Paulista, Guarulhos e a Zona Leste da capital. Com mais de 70 km de extensão previstos, o projeto tem a expectativa de atender mais de 770 mil passageiros até 2050.

Com investimentos estimados em R$ 19 bilhões, o projeto busca oferecer transporte de qualidade, acessível e sustentável, integrando o sistema ferroviário a outros modais, como metrô e ônibus. A proposta reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a mobilidade urbana e a modernização da infraestrutura da Grande São Paulo.

As audiências públicas foram realizadas em fevereiro, nas cidades de São Paulo, Santo André e Guarulhos, ampliando o diálogo com a população e ajustando o projeto considerando as contribuições e necessidades locais. Já a publicação definitiva do edital está programada para setembro deste ano, com leilão previsto para dezembro de 2025.


Melhorias na Linha 10-Turquesa


A Linha 10-Turquesa, que conecta a região do ABC Paulista ao Centro de São Paulo ao longo de 39 km de extensão, receberá três novas estações: Bom Retiro (integração prevista com a Linha 11-Coral), São Carlos/Parque da Mooca (integração prevista com a Linha 6-Laranja do Metrô, com a Linha 16-Violeta do Metrô e com a Linha 13-Jade de Trens Urbanos) e ABC (integração prevista com a Linha 14-Ônix). O lote inclui também uma quarta estação como investimento contingente, Pari, que terá integração prevista com a Linha 19-Celeste do Metrô.

Também estão previstas oito estações reformadas e seis estações reconstruídas. A previsão é que o intervalo entre viagens seja reduzido de 6 para 4,5 minutos no trecho entre Bom Retiro e Mauá.


Uma nova Linha perimetral que ligará o ABC a Guarulhos, passando pela Zona Leste de SP


A Linha 14-Ônix, por sua vez, percorrerá 40 km entre Guarulhos e Santo André. São estimadas 23 novas estações, e o trajeto prevê a integração com as linhas 13-Jade (Bonsucesso), 12-Safira (São Miguel Paulista), 11-Coral (Corinthians-Itaquera), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), 16-Violeta (Hosp. Santa Marcelina), 15-Prata (Sapopemba), e 10-Turquesa (ABC).

O projeto prevê a implantação desta linha ao longo de dez anos, com entrada em operação dividida em três fases e viagens a cada 5 minutos.


Como participar da Consulta Pública


Os materiais da consulta pública e o espaço para contribuições estarão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). Para participar, o cidadão pode baixar o formulário, preencher com sua contribuição e enviar o arquivo para o e-mail ppploteabcguarulhos@sp.gov.br até o dia 3 de março de 2025.


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Carnaval 2025: pela primeira vez, linhas do metrô e trem ficarão abertas 24h durante 3 dias seguidos para os desfiles

 O embarque 24h acontece nas estações Barra Funda e Tietê; CPTM e EMTU vão operar com horários de sábado e domingo



A movimentação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se necessário, haverá aumento da frota. Foto: Governo de SP


Para os foliões curtirem o Carnaval 2025 na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e as linhas concedidas à iniciativa privada preparam um esquema especial para atender o público. Pela primeira vez, linhas do Metrô e das concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade 8 e 9 vão funcionar 24h por três dias (de sexta até segunda). A operação ininterrupta no final de semana visa trazer mais conforto e facilidade para os passageiros.

A ação é em decorrência da operação especial montada para atender o público que irá aproveitar o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da capital paulista. Os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba têm previsão de término após as 5h da manhã.

As linhas do Metrô funcionarão 24h de sexta-feira (28/02) para sábado (1), de sábado para domingo (2) e de domingo para segunda-feira (3). O movimento será monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se necessário, haverá aumento da frota.

O embarque ininterrupto será nas estações Palmeiras-Barra Funda (Linha 2-Vermelha/ Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante) e Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul). Nas demais, o funcionamento será normal e entre 0h e 4h40 (horário que tradicionalmente fecham) será possível realizar apenas o desembarque. Nos outros dias do feriado, de segunda (3) para terça-feira (4) e de terça para quarta-feira (5) as linhas terão funcionamento normal, com frota reduzida.

As linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) terão funcionamento semelhante. Os foliões poderão embarcar e desembarcar nas estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê durante os dias 28/02 e 03/03. A partir da meia-noite, as demais estações serão somente para desembarques e transferências.

Nos outros dias do feriado, de segunda (3) para terça-feira (4) e de terça para quarta-feira (5), os serviços funcionarão nos horários normais: as linhas 4 e 5 de metrô, das 4h40 à meia-noite, e as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, entre 4h e meia-noite.


CPTM


No sábado e na segunda-feira (01 e 03/03), a circulação de trens nas linhas da CPTM terá intervalos de sábado. Já no domingo e terça-feira (02 e 04/03), os intervalos serão de domingo, enquanto na quarta-feira de cinzas (05/03) será de dia útil. Todas as linhas terão trens de prontidão para atender qualquer eventual necessidade no fluxo de passageiros.


Ônibus intermunicipais


No final de semana, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Litoral Norte vão operar no sábado (01/03) com programação normal de sábado e, no domingo (02/03), com programação normal de domingo e feriado. Já durante a semana, a operação da segunda-feira (03/03) contará com programação de sábado, da terça-feira (04/03), programação de domingo e, da quarta-feira de cinzas (05/03), programação de sábado.

A operação será acompanhada em tempo real para que ajustes possam ser realizados conforme a necessidade do momento, garantindo um atendimento adequado aos passageiros.


Hub de serviços


Metrô de São Paulo e organizações parceiras vão oferecer um “hub de serviços” de conveniência aos passageiros foliões na ação “Estação Carnaval” nos quatro dias de festa (1 a 4 de março) do Carnaval 2025. Das 10 às 17h, as estações Vila Madalena, República, Anhangabaú, Palmeiras-Barra Funda e Sé contarão com dispensers de protetor solar, oferecidos pela RD Saúde, para os foliões se protegerem no caminho para os principais blocos carnavalescos da cidade.

A “Estação Carnaval” também terá pontos de hidratação da Sabesp com bebedouros, distribuição de preservativos masculinos e femininos e informações sobre os itinerários dos blocos e demais orientações aos passageiros com guias da SPTuris nessas cinco estações durante os quatro dias de festa. E, com exceção da estação Sé, as outras quatro estações ainda contarão com consultoras da Mary Kay que vão ajudar na maquiagem para as pessoas que desejarem um look diferente de 1 a 4 de março.

Também durante os quatro dias de folia, agentes do Detran-SP realizarão a campanha “Brilhe nas festas, não nas estatísticas”, distribuindo ventarolas e viseiras e realizando testes do bafômetro (Se beber, não dirija!). Na Estação Portuguesa-Tietê, mais próxima do Sambódromo, também haverá sinalização visual e guias para orientação.


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Governo de SP orienta como contratar serviço de fretamento para viagens em grupo no Carnaval

 Agência destaca a importância da regularização do transporte intermunicipal para garantir segurança e evitar transtornos durante o feriado prolongado



O fretamento possibilita que grupos organizados façam uma única viagem para se deslocarem até o destino de interesse e retornarem ao local de origem, com conforto e segurança, sem a cobrança individual de passagem. Foto: Artesp/Governo de SP


Com a chegada do Carnaval, um dos períodos mais animados e movimentados do ano, muitas pessoas começam a planejar suas viagens em grupo. Para garantir uma viagem segura e tranquila, a Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo reforça algumas orientações importantes sobre a contratação do Serviço de Fretamento Eventual no transporte coletivo intermunicipal.

O fretamento eventual é ideal para quem viaja em grupo, seja para acompanhar um bloco carnavalesco, participar de uma excursão turística ou reunir a família para uma aventura. A modalidade possibilita que grupos organizados façam uma única viagem para se deslocarem até o destino de interesse e retornarem ao local de origem, com conforto e segurança, sem a cobrança individual de passagem. Porém, para evitar problemas como apreensão do veículo, multas e riscos à segurança dos passageiros, é essencial regularizar a contratação.


Como contratar?


Antes de fechar contrato com qualquer empresa de transporte, a Artesp recomenda verificar os seguintes critérios:

  • Empresa regulada: confira se a empresa está devidamente cadastrada na Artesp. A informação pode ser verificada no site da Agência pelo nome da empresa, CNPJ ou placa do veículo.
  • Veículos autorizados: os ônibus e micro-ônibus utilizados no fretamento devem estar em dia com a vistoria veicular, possuir equipamentos obrigatórios de segurança e seguro contra acidentes para passageiros e terceiros
  • Documentação em dia: é obrigatório que o transporte tenha um contrato formal entre o contratante e a empresa contratada, acompanhado da Nota Fiscal correspondente e da lista nominal dos passageiros. A falta de qualquer um desses documentos pode resultar na paralisação da viagem durante as fiscalizações
  • Segurança: É proibido o transporte de passageiros em pé. As viagens devem ser feitas apenas com veículos apropriados para trajetos rodoviários e devidamente cadastrados na Artesp, garantindo o conforto e a segurança dos ocupantes. A informação pode ser verificada no site da Agência com placa do veículo


Transporte irregular


A contratação de serviço não autorizados pela Agência, com o uso de ônibus e vans clandestinas, ou veículos não cadastrados na frota de empresa habilitada na Artesp, expõe os passageiros a diversos riscos, incluindo:

  • Remoção ou retenção: empresas e transportadores sem autorização podem ter os veículos removidos ou retidos durante fiscalizações, gerando transtornos aos passageiros ou até mesmo impossibilitando a continuidade da viagem
  • Falta de responsabilidade: transportes irregulares não garantem cobertura de seguro em caso de acidentes, deixando os passageiros desprotegidos
  • Falta de normas de segurança: veículos clandestinos frequentemente não possuem manutenção, não passam por vistorias obrigatórias, podendo apresentar falhas mecânicas ou ausência de equipamentos essenciais para a segurança da viagem


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Metrô de SP realiza o primeiro leilão de materiais inservíveis e sucatas em 2025

 Os lotes estão disponíveis para consulta; lances podem ser feitos até 12 de março


          Ao todo serão 99 lotes de materiais. Foto: Márcia Alves/Metrô


Os interessados em participar do primeiro leilão de materiais inservíveis do Metrô realizado no ano já podem ofertar lances até o dia 12 de março pelo site nossoleilao.com.br.

O certame disponibiliza 99 lotes de materiais, entre os quais se destacam sucatas de cobre, de alumínio e de aço inoxidável, cabos de fibra optica, além de barras de trilho de aço, disco de freio, rodas de metrocarro, dormentes de madeira e empilhadeira.

Os inservíveis do Metrô sempre despertam grande interesse do setor, com boas oportunidades de negócios para as empresas do ramo de reciclagem e sucatas.

Vale lembrar que todos os bens são leiloados no estado de conservação no qual se encontram.

Os leilões de inservíveis do Metrô, além de arrecadar receita não-tarifária para a Companhia, também colaboram com a preservação do meio ambiente.

Os lotes poderão ser vistoriados nos dias 6, 7, 10 e 11 de março, das 9h às 11h e 13h30 às 16h, nos pátios Itaquera, Jabaquara e Oratório.


Agendamento para visita


Para visitar os lotes previamente, os interessados devem fazer o agendamento  com pelo menos 24 horas de antecedência às datas disponíveis. O contato pode ser feito pelos telefones:  

  • Contato Leiloeiro: (11) 5586-3000 / (11) 96866-2185 (falar c/ Helio)
  • Contato Pátio Jabaquara: (11) 2794-7026 / (11) 99399-2260 (falar c/ Odair)
  • Pátio Oratório: (11) 2794-7026 / (11) 99399-2260 (falar c/ Odair)
  • Pátio Itaquera: (11) 2205-1282 / (11) 2205-1314 / 2205-1229 (falar c/ Flávio);
  • Lote 91 a 98: (11) 2205-1227 / (11) 97320-7970 (falar c/ Roberta);
  • Lote 99: (11) 96384-5648 (falar c/ Sidnei Garcia)


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


PPP das travessias hídricas trará mais eficiência e conforto aos usuários

 Projeto prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão em novos terminais de passageiros, aquisição de embarcações, flutuantes e ampliação dos já existentes


A partir de 2026, as embarcações hoje movidas a propulsão a diesel serão substituídas por novas embarcações. Foto: Governo de SP



O projeto de concessão do sistema de travessias hídricas do Governo do Estado de São Paulo prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão em ampliação da capacidade de frota de embarcações, flutuantes e diversas melhorias em infraestrutura terrestre, como a construção de novos terminais e reformas dos já existentes. A modernização trará mais eficiência na operação e melhor qualidade em serviços de transportes públicos oferecidos à população.

Já no primeiro ano de concessão, prevista para ser assumida pela iniciativa privada a partir de 2026, as embarcações hoje movidas a propulsão a diesel serão substituídas por novas embarcações, com a conversão para propulsão elétrica nos locais onde a operação e infraestrutura permitam. A previsão é que até o sexto ano de contrato de parceria público-privada todas sejam trocadas.


Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)



O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.


✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

SPTrans altera itinerários no Jd. Herculano para desfile de bloco carnavalesco no domingo (2)

 A alteração ocorrerá das 12h às 17h





A SPTrans informa que, das 12h às 17h de domingo (2), as linhas 6006/10 Jd. Herculano - Shop. Interlagos e 6028/10 Riviera - Term. Sto. Amaro terão seus itinerários alterados durante a passagem do Bloco do Hercu no Jd. Herculano, Zona Sul da cidade. 

Vias afetadas: Rua Ignácio Limas, Rua Luiz Flávio de Almeida, Rua Francisco Sacco, Estr. da Baronesa, Av. Alexandrina Malisano de Lima, Rua Ignácio Limas.

Confira as alterações:

6006/10 Jd. Herculano - Shop. Interlagos
Ida:
 Av. Alexandrina Malisano de Lima, Estr. da Riviera, prosseguindo normal.
Volta: normal até Estr. da Riviera, Av. Alexandrina Malisano de Lima.
Durante o evento, a linha operará com ponto inicial na Av. Alexandrina Malisano de Lima.


6028/10 Riviera - Term. Sto. Amaro
Ida:
 Rua Água da Figueira, Estr. da Riviera, Av. Guarapiranga, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Av. Guarapiranga, Estr. da Riviera, Rua Pe. Claro, prosseguindo normal.


✔️ Fonte Prefeitura de São Paulo 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f

Ônibus de São Paulo terão telas digitais com notícias e conteúdo

  Os coletivos já estão circulando em três regiões da cidade com telas que mostram notícias de entretenimento, publicidade e mensagens insti...