Veículo, apresentado nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Ricardo Nunes, está em fase de testes antes de ser incorporado à frota
Dona da maior frota de ônibus elétricos do Brasil, a cidade de São Paulo inova mais uma vez e terá em seu sistema um ônibus superarticulado 100% elétrico para circular pelo futuro Corredor Verde da Avenida Nove de Julho. O veículo, apresentado nesta quarta-feira (8), está em fase de testes e ensaios, etapas integrantes do processo de homologação sob responsabilidade da SPTrans antes de ser incorporado à frota do sistema municipal de transporte.
Silencioso e produzido com os recursos mais modernos de acessibilidade e sustentabilidade, o veículo é do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD, mede 22,7 m e é equipado com ar-condicionado, entradas USB e WIFI. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional.
Ao apresentar o veículo nesta quarta, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que em julho foi à fábrica da Caio, em Botucatu, no interior do Estado, para conhecer o modelo. “Esse ônibus fará parte dos nossos quase 1.000 ônibus elétricos em São Paulo que não são poluentes e ele vai para um projeto importante da cidade, que são os corredores verdes, que começam pela Avenida 9 de Julho”, disse o prefeito.
Alternativa para proporcionar à população mobilidade mais sustentável e inteligente, os Corredores Verdes de Transporte unem inovação, infraestrutura moderna e compromisso com o meio ambiente.
Com o primeiro sendo implementando na Avenida Nove de Julho, os corredores Verdes terão ônibus não poluentes, todos os pontos de parada receberão placas fotovoltaicas, haverá uma ampliação da área de cobertura ambiental e paisagismo. “Ou seja, tudo sustentável e com respeito ao meio ambiente”, destacou Nunes.
A ação desta quarta-feira é mais uma da série de medidas adotadas pela Prefeitura focadas em sustentabilidade e meio ambiente. No Dia Mundial Sem Carro, por exemplo, o prefeito entregou 120 novos ônibus elétricos para transportar a população da capital. Com isso, a frota municipal chegou a 961 coletivos totalmente sustentáveis, sendo 760 ônibus movidos a bateria e 201 trólebus.
Corredor Verde
Na Avenida Nove de Julho, a intervenção inclui a modernização de 12 estações de embarque e desembarque do modelo Barbosa & Corbucci, distribuídas em quatro paradas estratégicas: Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas. A ampliação da iniciativa está em fase de estudo.
Essas novas Estações Sustentáveis contarão com inovações como geração de energia limpa com certificação I-REC, brises vegetados com resfriamento evaporativo (estruturas com plantas que filtram a luz solar, reduzem o calor e valorizam a fachada), pintura cerâmica refletiva para redução da absorção de calor, coleta seletiva, painéis digitais com informações climáticas e de itinerários aos usuários, sensores climáticos para medição do microclima da estação e câmeras de segurança conectadas ao programa de monitoramento de segurança urbana Smart Sampa. O projeto também prevê a revitalização de aproximadamente 4.300 m² de canteiros centrais, com paisagismo e plantio de mudas vegetais, observando premissas ambientais e a inserção de espécies do bioma local, reforçando o compromisso da cidade com o desenvolvimento urbano sustentável.
✔️ Fonte Prefeitura de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário