quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Governo de SP avança mais de 90% em obras da Linha 17-Ouro

 Prevista para março de 2026, linha já conta com cinco trens em São Paulo e recebeu uma vistoria do governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (8) 


Estação Vereador José Diniz já está na fase de acabamento e recebe trabalhos de finalização e testes de sistemas. Foto: Paulo Guereta/Governo do Estado de SP


O governador Tarcísio de Freitas fez uma visita técnica às obras da Linha 17-Ouro nesta quarta-feira (8), conferindo o avanço de sua construção, que ultrapassou 90% de conclusão. Retomada no início da atual gestão, a linha que vai ligar o aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos também já conta com cinco trens em testes para compor a frota que vai iniciar a operação até março de 2026.

“As obras estão andando super bem, estamos andando dentro do planejado. Em março próximo vamos iniciar a operação assistida, já com passageiros. E, no segundo semestre do ano que vem, vamos dar início à operação comercial. A chegada dessa linha vai melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul da capital e dos passageiros que partem ou chegam à cidade pelo Aeroporto de Congonhas. É mais mobilidade, conforto e qualidade de vida”, afirmou o governador. 

Com 97% de execução e já na fase de acabamento, a estação Vereador José Diniz foi a primeira do roteiro. O local conta com todas as seis escadas rolantes, três elevadores e comunicação visual, bloqueios (catracas), monitores de informações aos passageiros e portas de plataforma. Além das atividades de acabamento em curso, como o paisagismo da área externa, a estação também recebe trabalhos de finalização e testes de sistemas.

O percurso incluiu a estação Washington Luís, que atingiu 85% de avanço nas obras civis, já com portas de plataforma instaladas e contando com atividades para a colocação de comunicação visual e montagem de sistemas, que inclui todos os quatro elevadores e oito escadas rolantes já instalados. Ela será um dos principais acessos para passageiros vindos de outras regiões da cidade e fica anexo ao Pátio Água Espraiada. O local que vai abrigar as oficinas de manutenção alcançou 88% de execução das obras.

O trajeto entre essas estações foi feito a bordo de um dos cinco trens já entregues, fabricado na China pela empresa BYD. A composição fez o percurso totalmente movida à bateria, que permite autonomia de até 8 km e é uma das inovações neste projeto que compreende 14 trens, dos quais seis já estão no Brasil, sendo um recém-chegado ao Porto de Santos.

Ao todo, a nova linha que vai conectar o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos da capital paulista está com 96% das obras concluídas, com as estações entrando em fase de testes e acabamentos – como a estação Vila Cordeiro, por exemplo, que também já iniciou as atividades de paisagismos dos acessos.

A Linha 17-Ouro vai beneficiar mais de 93 mil passageiros por dia ao conectar o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, com oito estações e 6,7 km de extensão operacional.  O novo monotrilho vai contribuir para a redução do tempo de deslocamento da população ao fortalecer a integração com outros modais de transporte.
































✔️ Fonte Agência SP 



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corredor Verde da Nove de Julho terá ônibus superarticulado de 22,7 m movido à bateria

  Veículo, apresentado nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Ricardo Nunes, está em fase de testes antes de ser incorporado à frota Dona da m...