sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Estado declara utilidade pública área da antiga Ford, em São Bernardo, para Linha 20

 Parte de terreno localizado no bairro Paulicéia é oficializado para receber pátio de Metrô que ligará Grande ABC à Zona Oeste de São Paulo




Parte de um terreno de 1 milhão de metros quadrados no bairro Paulicéia, em São Bernardo, recebeu a declaração de utilidade pública com a finalidade de abrigar um dos pátios de manobras e manutenção das composições da futura Linha 20-Rosa de Metrô, conforme publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (31). A escolha da área, onde era instalada a antiga fábrica da Ford, foi noticiada pelo Diário em julho e confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no mês seguinte, em visita ao jornal.

Segundo Resolução 75, assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Berrini, fica declarada a fins de desapropriação, por via amigável ou judicial, um espaço de 227,6 mil metros quadrados, situado no imóvel número  899 da Avenida do Taboão. O terreno selecionado terá as estruturas demolidas visando as obras e implantação do Pátio Ford da Linha 20-Rosa, a fim de receber parte dos 50 trens previstos para circularem entre Santo André e a Zona Oeste de São Paulo.

A definição por São Bernardo como um dos dois pátios previstos ao ramal metroviário ocorreu após Santo André esgotar suas opções com objetivo de contar com tal estrutura. A primeira alternativa foi a área da antiga Rhodia Química, onde será a sede do centro logístico do grupo australiano Goodman, que deve ser inaugurado em novembro. Em agosto, o Estado também escolheu outro espaço, próximo da Avenida dos Estados e da futura Estação ABC, para ser o pátio da Linha 10-Turquesa e da nova Linha 14-Ônix.

Uma vez selecionado parte da planta onde a Ford fabricou veículos por 52 anos, até 2019, a Secretaria de Parcerias em Investimentos deve avançar na declaração quanto ao uso de utilidade pública dos locais previstos a fim de receber as seis estações metroviárias previstas na região, metade em Santo André, a outra em São Bernardo. O projeto da Linha 20-Rosa inclui 24 paradas distribuídas em 31 quilômetros de traçado, partindo de Santo André até a Estação Santa Marina, com conexão à Linha 6-Laranja de Metrô.

Na outra ponta do ramal metroviário, o início das obras já está mais avançado, visto que a região, onde estarão fixados o segundo pátio e a Estação Santa Marina, já obteve o DUP (Decreto de Utilidade Pública), publicado pela Secretaria de de Parcerias em Investimentos em 20 de março. O documento declara para fins de desapropriação imóveis situados entre a Avenida Santa Marina, na região da Lapa, até a Avenida Abraão de Morais, Zona Sul da Capital.

Apesar disso, Tarcísio reforçou diversas vezes a intenção de iniciar pelo Grande ABC os trabalhos para construção da Linha 20-Rosa. “A determinação nossa é começar a obra pela região”, disse o governador em visita ao Diário no fim de agosto. O republicano também assegurou ser plenamente possível conciliar a designação de parte da planta da antiga Ford com a instalação de um centro logístico da empresa Prologis, com sede em São Francisco, na Califórnia, que adquiriu a área por R$ 850 milhões.


✔️ Fonte Diário do Grande ABC 



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obras da Estação Água Branca, da Linha 6-Laranja, atingem 90% de execução

  Estação será uma das primeiras a entrar em operação em 2026 e integra o trecho inicial que ligará Brasilândia a Perdizes A nova linha, com...