terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Trem chega à estação Morumbi pela primeira vez rumo à abertura da Linha 17-Ouro

 Teste da composição percorreu cerca de 7 km do pátio até a Morumbi, passando pela Marginal Pinheiros


Durante o deslocamento, o trem utilizou exclusivamente baterias e circulou com velocidade entre 10 e 20 km/h


Pela primeira vez, um trem do monotrilho da Linha 17-Ouro chegou na estação Morumbi neste domingo (15), em um teste que marca um avanço para a entrada em operação da nova linha.

A viagem-teste fez o percurso entre as estações Vila Cordeiro e Morumbi e integra os preparativos para a abertura da linha, prevista para o fim de março.

A circulação ocorreu em caráter experimental, com o objetivo de avaliar o sistema de controle dos trens, as condições da via elevada e o alinhamento da composição nas plataformas. O teste representa um dos marcos mais importantes da fase final de implantação da linha.




Durante o deslocamento, o trem utilizou exclusivamente baterias e circulou com velocidade entre 10 e 20 km/h, permitindo a realização das aferições técnicas necessárias ao avanço da operação assistida.




A estação Morumbi será o ponto de conexão da Linha 17-Ouro com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, ampliando a integração do sistema metroferroviário na zona sul da capital. Além de facilitar o acesso ao eixo da Marginal Pinheiros, a estação terá papel estratégico na distribuição de passageiros vindos do Aeroporto de Congonhas e das demais estações do monotrilho.




Linha 17-Ouro

Retomadas em setembro de 2023, as obras da Linha 17-Ouro já alcançaram 95% de conclusão. O projeto conta atualmente com dez dos 14 trens disponíveis para a fase de testes. Com 6,7 km de extensão e oito estações, a linha ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também ao Metrô na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás.

Quando entrar em operação, a Linha 17-Ouro deverá transportar cerca de 100 mil passageiros por dia.


Prevista para março de 2026, o novo monotrilho vai reduzir o tempo de deslocamento e ampliar a integração com outros modais, fortalecendo a mobilidade urbana na cidade.

A Linha 17 será responsável por conectar o aeroporto de Congonhas – com um túnel de ligação direta sob a avenida Washington Luís – às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, oferecendo também mais praticidade e rapidez para milhares de passageiros que circulam diariamente pela região sul de São Paulo.

A linha também facilitará o acesso a regiões como Pinheiros, Santo Amaro, Moema, Osasco, além da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, fortalecendo também a mobilidade entre importantes polos geradores de empregos.






✔️ Fonte Agência SP 




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Panorâmico DD NB1 é entregue à Silvia e leva o alto padrão a um novo nível na Argentina

Referência no transporte premium, o Panorâmico DD NB1 combina conforto, tecnologia e personalização para o turismo de longas distâncias em B...