quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Em crise, Metrô Rio vende nome de estação, que vira Botafogo/Coca-Cola

 Empresa, que tem sede no bairro, fechou parceria com a concessionária pelos direitos do nome da estação. Troca gerou polêmica e memes em redes sociais.


                                   Naming rights no metrô do Rio altera nome de estação para Botafogo/Coca-Cola



Desde o primeiro dia de 2021, quem passa pela estação do metrô de Botafogo, na Zona Sul do Rio, percebe, nos letreiros e nos avisos sonoros, a mudança no nome: Estação Botafogo/Coca-Cola.

A mudança – que causou polêmica e gerou piadas nas redes sociais – aconteceu após um acordo entre a multinacional de bebidas e a concessionária Metrô Rio, que passa por uma crise financeira e terá aumento de receita com os naming rights – direitos de uso do nome.

Os valores da negociação não foram divulgados. A informação foi antecipada pelo jornal "Folha de S.Paulo".


A venda de naming rights é comum nos mercados esportivo e cultural. Empresas costumam pagar para explorar comercialmente estádios e arenas, com a mudança do nome.

Em setembro, por exemplo, o Corinthians anunciou a venda dos naming rights de sua arena em São Paulo, a exemplo do que já ocorre com o Palmeiras.

Na gestão pública, no entanto, é prática pouco utilizada no país e já foi vetada no Rio, em 2013, pelo então governador Sérgio Cabral. No ano passado, a prefeitura abriu edital de licitação para explorar as estações do BRT, como antecipou o Blog do Edimilson Ávila, mas não houve avanço.

O Metrô Rio informou que não há previsão de mudanças semelhantes em outras estações.

Mesmo assim, a ideia gerou piadas na web sobre como poderiam se chamar outras estações. Montagens inventaram parcerias, como Saens Peña/Venâncio — a estação, numa praça da Tijuca, é vizinha a uma filial da rede de drogarias carioca.


Sede é vizinha do metrô

A multinacional diz que a escolha da estação para a inauguração da parceria está ligada à proximidade com a sede da Coca-Cola Brasil – na Praia de Botafogo –, mas também com o "objetivo da marca de estar cada vez mais perto das pessoas".

"Temos uma longa história com o Rio, cidade que abrigou nossa primeira fábrica brasileira, e dar nome a essa estação carioquíssima, que dá acesso ao Pão de Açúcar, é uma honra e motivo de muito orgulho para nós", afirmou a diretora de marketing da Coca-Cola no Brasil, Marina Rocha, em seu perfil no Linkedin.

Pandemia e crise financeira

A Covid-19 e a drástica redução na operação – mais de 80% no início da pandemia – causaram um forte impacto financeiro nas concessionárias de transportes do Rio. O secretário de transportes do RJ, Delmo Pinho, chegou a dizer que havia um risco "bastante alto" de suspensão das atividades.

"O MetrôRio está sempre em busca de parcerias e inovações que tragam benefícios aos passageiros – como armários para recebimento de compras on-line e pagamento por meio de QR code e por aproximação", disse a concessionária.




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