A ITA Transportes Aéreos, nova companhia aérea do grupo Itapemirim, deverá operar com uma frota de jatos Airbus A320-200 com idade média de 15 anos.
A empresa, que anunciou que pretende iniciar a operação já no mês que vem, teria assegurado contratos de leasing de oito aeronaves. As aeronaves já estão no sistema do Planespotter, portal que registra o histórico de todas as aeronaves da aviação comercial em todo o mundo. As aeronaves aparecem como sendo "esperadas/aguardadas" pela ITA, uma vez que ainda não foram matriculadas pelo novo operador.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já recebeu um pedido da ITA para fazer o traslado de uma primeira aeronave para o Brasil, conforme revelou ontem o site especializado Aeroflap.
A empresa também fez o pedido de registro de marca para 9 aviões, segundo a Anac. Na fase de registro de marca, a empresa indica as sequências de cinco letras com as quais pretende matricular os aviões. Os da ITA vão começar com PS, sendo que o primeiro a chegar será o PS-SPJ, que são as iniciais do empresário Sidnei Piva de Jesus, dono da companhia. O avião tem 15,3 anos de operação e estava na frota da espanhola Vueling até setembro do ano passado.
A fase de reserva de marca equivale a fazer a escolha da placa de um carro. A empresa não precisa ter contratos dos aviões assinados.
A ITA está ainda em processo de certificação. Ela precisa de pelo menos um avião para poder fazer o voo de certificação, que é uma das últimas etapas para a obtenção do COA, o certificado operacional que habilita a companhia a iniciar as operações.
A idade da frota não interfere necessariamente na segurança. O que vale é a qualidade e o rigor da manutenção. Mas aviões mais antigos demandam uma manutenção mais frequente e cara e são menos eficientes em consumo de combustível.
A Gol aparece com uma frota com idade média de 11,1 anos, mas o Planespotter ainda contabiliza aviões com mais de 20 anos que pertenciam à Varig e que não estão mais em operação. A empresa está modernizando a frota com a chegada dos 737-800 MAX, o que deve reduzir a idade média.
A Latam voa com uma frota de 9,8 anos. E a Azul tem a frota mais jovem: idade média de 6,5 anos.
De acordo com os registros do Planespotter, as aeronaves que a ITA está negociando foram devolvidas pelos antigos operadores ao longo do ano passado, em meio a pior crise da história da aviação provocada pela pandemia, e pertencem a empresas de leasing como DVB Bank, DAE Capital, Generis e Carlyle.
A ITA é a segunda companhia aérea da história da Viação Itapemirim. Nos anos 90, a empresa, que hoje está em recuperação judicial, chegou a ter uma companhia aérea de cargas com cinco aviões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário