segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Metrô vai mostrar imagens de pessoas desaparecidas na cidade de SP nas TVs dos vagões

 


Monitores terão alertas com informações e os contatos do serviço de localização de desaparecidos a partir desta segunda-feira (15). Até 4 milhões de pessoas podem ver as fotos, estima o Metrô.


O Metrô de São Paulo vai exibir imagens de pessoas desaparecidas na capital nas TVs instaladas dentro dos vagões a partir desta segunda-feira (15). Os alertas incluirão fotos, nomes e o telefone do serviço municipal de localização.

Todos os dias serão divulgadas pelo menos três imagens e descrições de pessoas desaparecidas nos trens que circulam pelas 55 estações das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô. A expectativa é a de que até 4 milhões de pessoas por dia vejam as informações.

O material faz parte do banco de dados da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SMDHC com o Metrô e a TV Minuto, responsável pelas transmissões nos monitores internos. A ação deve durar 180 dias e também deve acontecer nas redes sociais.

De acordo com a prefeitura, no ano passado foram encontradas 579 pessoas desaparecidas. O objetivo é aumentar a chance de algum passageiro reconhecer desaparecidos e compartilhar informações importantes para a localização.

A cooperação não envolve transferência de recursos financeiros, segundo a prefeitura.


O que fazer caso um familiar desapareça


A instrução das autoridades é esgotar todos os meios de contato possíveis com a pessoa desaparecida – e caso ela não seja encontrada, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia próxima ou pela internet.

Não é preciso esperar 24 horas para fazer a ocorrência. Em seguida, os familiares devem preencher o formulário para registro de dados da pessoa desaparecida.

A Divisão de Localização Familiar atende pelo WhatsApp no número (11) 97549-9700, ou e-mail: desaparecidos@prefeitura.sp.br. Há ainda um Posto no centro de São Paulo.


Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos

Endereço: Rua Líbero Badaró, 119, 5º andar, Centro

E-mail: desaparecidos@prefeitura.sp.gov.br

Telefones: (11) 3113-9761 ou (11) 97549-9770 (Whatsapp)


Posto de atendimento na região da Luz

Dias: Segunda a sexta

Horário: das 9h às 17h

Endereço: Rua Mauá, nº 36 - próximo à estação Júlio Prestes, Linha 8- Diamante da CPTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...