domingo, 28 de fevereiro de 2021

Aeroporto de Brasília retrocede 15 anos, mas torna-se o 2º mais movimentado do país em 2020

 

  Aeroporto de Brasília – Imagem:      Divulgação

A pandemia mudou todo o setor aéreo mundial, tanto na adequação da estrutura física quanto na movimentação de passageiros e aeronaves. Apesar disso, o Aeroporto de Brasília, mesmo fechando o ano de 2020 com movimentação semelhante à de 15 anos atrás, com 8 milhões de passageiros e 80 mil pousos e decolagens, sobe no ranking, tornando-se o 2º mais movimentado do país.

Este número representa um fluxo de aeronaves 55% inferior a 2019 e um movimento de pessoas 46% menor que 2019. O terminal brasiliense já tinha ocupado esta segunda posição nos anos de 2015/2016, mas o aeroporto de Congonhas (SP) assumiu a colocação nos últimos anos. O Aeroporto de Guarulhos continua sendo o mais movimentado do Brasil.

O Aeroporto de Brasília se consolidou, mesmo no meio da pandemia, como um grande centro de conexão de voos do país. Atualmente o aeroporto atende 39 cidades brasileiras e dois destinos no exterior. É o único terminal aéreo com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando, além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão com o interior.

“Com as restrições para viajar ao exterior, as viagens domésticas cresceram no Aeroporto de Brasília e foram o motivo do crescimento no ranking durante a pandemia”, conta Roberto Luiz, head de negócios aéreos da Inframerica.

O executivo ainda lembra que a concessionária adotou diversas medidas para que os passageiros que utilizarem o Aeroporto de Brasília viagem com tranquilidade. Por conta destas ações, o terminal foi reconhecido internacionalmente por todo o seu esforço sanitário no combate à Covid-19. O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI) credenciou o aeroporto brasiliense com a Airport Health Accreditation (AHA), certificação de boas práticas em medidas sanitárias.

Confira a lista de cidades atendidas pelo Aeroporto de Brasília:

Sul:
Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis.

Sudeste:
São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Belo Horizonte, Vitória, São José do Rio Preto, Uberlândia e Ribeirão Preto.

Nordeste:
Fortaleza, Salvador, Recife, São Luiz, Teresina, Barreiras, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Imperatriz, Natal.

Centro Oeste:
Cuiabá, Goiânia e Campo Grande.

Norte:
Manaus, Santarém, Belém, Rio Branco, Macapá, Marabá, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Araguaína, Carajás e Cruzeiro do Sul.

Informações da Inframerica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo recebe primeiros ônibus elétricos para o BRT

  O Governo do Pará recebe a primeira frota de ônibus elétricos para o BRT, promovendo conforto e sustentabilidade na mobilidade urbana. Amo...