Durante todo o mês de novembro, alguns dos aeroportos mais conhecidos do Brasil estão adornados com a sua iluminação em azul, em apoio à campanha Novembro Azul. A ação visa conscientizar os homens a respeito do diagnóstico precoce e dos perigos do câncer de próstata. Em suas redes sociais, a administradora compartilhou imagens de aeroportos como Congonhas, Santos Dumont e Jacarepaguá já adornados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve alguma neoplasia maligna, sendo que, um homem morre a cada 38 minutos devido a doença. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos, mesmo sem sintomas (dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen) devem ir ao urologista para conversar sobre os exames preventivos.
Completando 10 anos, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que inspirado pelo movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama — o Outubro Rosa — decidiu organizar uma campanha semelhante, só que voltada para a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e a saúde integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário