Problemas foram registrados desde segunda-feira (17) e a situação ainda não foi resolvida por completo, segundo os estudantes.
Um grupo de estudantes de escolas públicas estaduais, universidades e institutos federais protestou, nesta quinta-feira (20), contra o bloqueio do cartão de transporte coletivo em Cuiabá. Os jovens denunciam que problemas vêm sendo registrados desde segunda-feira (17) e que a situação ainda não foi normalizada.
A manifestação começou em frente ao prédio da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e seguiu até a Prefeitura da capital, acompanhados de perto pela Polícia Militar.
Os estudantes foram ouvidos dentro da administração municipal em um auditório. Na reunião desta quinta, os alunos relataram que os cartões serão liberados até o próximo encontro com os representantes.
A prefeitura informou a redação, às 19h15, que ficou combinado uma nova reunião entre o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, representantes dos estudantes e a MTU para tratar do cumprimento da lei do passe livre. Não foi divulgado uma data.
Para a estudante de publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Izabelle França, que participa de projetos de extensão na instituição de ensino durante a tarde, disse que não consegue passar na catraca do ônibus mesmo depois de ter ido até a unidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), responsável pela regularização do cadastro.
"Estou sem conseguir passar na roleta do ônibus até hoje, pois toda vez aparece a mesma mensagem na máquina de validação e no ônibus não passa", relatou.
Em nota, a MTU informou que, para que o estudante tenha o benefício do passe livre, é necessário a matrícula em uma unidade de ensino pública ou privada.
Além disso, esclareceu que o aluno precisa validar o cartão diariamente na maquininha instalada na unidade de ensino, mas não respondeu aos questionamentos a respeito do bloqueio nos cartões relatados pelos estudantes.
A redação, a Prefeitura disse que os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59.
Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.
Na segunda-feira (17), a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE) denunciou que os alunos foram passar o cartão na catraca do ônibus, ele não funcionou e emitiu uma mensagem escrita “data e horário inválido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário