Benini passou por Mauá e Rio Grande da Serra (Foto: Nadir Alves/PMM
Com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nos planos de concessão para a iniciativa privada, o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, passou por Mauá e Rio Grande da Serra nesta quinta-feira (23/01), em agendas nos gabinetes dos prefeitos Marcelo Oliveira (PT) e Akira Auriani (PSB), respectivamente. A visita técnica do responsável pela Pasta é um passo para agendar as audiências públicas sobre a cessão do ramal e em seguida publicar o edital de licitação, previsto para este ano, além das obras de modernização do sistema.
A proposta de concessão da Linha 10-Turquesa será casada com a construção de um novo serviço de trens metropolitanos no ABC, a Linha 14-Onyx, que conectará Santo André a Guarulhos – passando pela zona leste da Capital – e ficará sob responsabilidade da futura concessionária para sair do papel. Os dois ramais vão se interligar na futura Estação ABC, entre as paradas Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.
“A visita (do Benini) foi para nos apresentar como está a remodelação da Linha 10-Turquesa e (e da futura) Linha 14-Onyx, e dentro disso, entram a construção das novas estações, entre elas, Rio Grande da Serra, onde a MRS já apresentou o projeto executivo para CPTM”, apontou o Akira.
Atualmente, a Linha 10-Turquesa tem operação conjunta com a Linha 7-Rubi, por meio do Serviço 710, interligando Rio Grande da Serra a Jundiaí. No entanto, esse benefício será descontinuado neste ano, o que limitará a circulação de passageiros do ABC, sem necessidade de baldeação, até a Estação Luz, na região central da Capital, a partir da operação comercial da Linha 11-Coral, que parte de Mogi das Cruzes, até a Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, esperada para até o início do segundo semestre.
O fim do Serviço 710 já era previsto pela concessão da Linha 7-Rubi, que deixará de ser operada pela CPTM para a iniciativa privada, por meio da Tic Trens, empresa do Grupo Comporte, a partir de 26 de novembro. As linhas 8-Diamante (Itapevi/Júlio Prestes) e 9-Esmeralda (Osasco/Mendes-Vila Natal) já são operadas pela ViaMobilidade.
Dessa forma, a Linha 10-Turquesa será o último serviço de trens metropolitanos operado pela CPTM, visto que o leilão para concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem a cidades da região do Alto Tietê, está marcado para dia 28 de março, na sede da B3, em São Paulo.
Estações
Benini também explicou a reforma da Estação Mauá, que junto à Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, passará por melhorias de acessibilidade e revitalização do espaço interno, a exemplo da já modernizada Estação São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braido. O governo do Estado chegou a lançar a licitação em dezembro, porém, a CPTM adiou o certame há uma semana e o edital deve ser modificado.
Estamos confiantes de que esse projeto trará grandes benefícios para nossa cidade, proporcionando uma conexão direta da região com pólos importantes da capital e do estado, facilitando a mobilidade dos munícipes e impulsionando o desenvolvimento econômico local”, afirmou Marcelo Oliveira durante o encontro com Benini.
Outra obra esperada é a nova Estação Rio Grande da Serra, que já teve o projeto executivo apresentado pela MRS e será construída pelo Estado, sob o custo aproximado de R$ 90 milhões. “Existe a possibilidade de assinar a ordem de serviço (para o início das obras) em 2026”, projetou Akira.
✔️ Repórter Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário