quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Governo de SP avança no processo para implantação da Linha 16-Violeta

 Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou que a empresa Acciona elabore os estudos necessários para a licitação do novo ramal





O Governo de São Paulo deu mais um passo para a implantação da Linha 16-Violeta. Na terça-feira (7), a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou a autorização para a elaboração dos estudos necessários para a estruturação da concessão para construção, manutenção e operação do futuro ramal.

O material será elaborado pela Acciona Construción S.A. Serão realizados estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira para uma parceria público-privada (PPP). O Governo de SP vai investir R$ 42,3 milhões nos estudos.

A etapa seguinte do processo é a preparação da modelagem, seguida da realização das audiências e consultas públicas, publicação do edital e realização do leilão. As informações estão disponíveis no site da SPI

O projeto da Linha 16-Violeta, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), vai abarcar a construção, manutenção e operação do novo ramal de metrô. Ao todo, a nova linha de metrô terá 32 km de extensão e contará com 25 estações, conectando a Estação Oscar Freire, na Zona Oeste, à Estação Cidade Tiradentes, na Zona Leste.


Integrações


O ramal metroviário ajudará a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte público e moradores da zona leste da capital, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, incentivando o uso de um transporte mais limpo, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.

A Linha 16 contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo.


Programa de Parcerias de Investimentos


O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade Urbana, Social e Água e Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.


✔️ Fonte Agência SP



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo recebe primeiros ônibus elétricos para o BRT

  O Governo do Pará recebe a primeira frota de ônibus elétricos para o BRT, promovendo conforto e sustentabilidade na mobilidade urbana. Amo...