sábado, 26 de julho de 2025

Estudo do BNDES propõe nova linha de VLT entre Botafogo e Leblon com 20 estações na Zona Sul

 A linha teria 10,4 km de extensão, com paradas entre a Praia de Botafogo e a Praça Antero de Quental

                A ideia é usar faixas já existentes e reduzir o espaço para carros

Quase dez anos depois de virar símbolo do Centro do Rio, o VLT pode ganhar novos trilhos rumo à Zona Sul. Um estudo técnico elaborado pelo BNDES, em parceria com o Ministério das Cidades, coloca no papel a proposta de um corredor exclusivo do bonde elétrico ligando Botafogo, Gávea e Leblon.

A linha teria 10,4 km de extensão, com 20 estações entre a Praia de Botafogo e o Leblon, passando pelas ruas São Clemente, Voluntários da Pátria e Jardim Botânico. A ideia é usar faixas já existentes e reduzir o espaço para carros. O projeto também prevê integração com as Linhas 1 e 2 do metrô na Estação Botafogo e com a futura Estação Gávea, da Linha 4.

A proposta reaparece agora em versão mais estruturada, com estudos de demanda e impacto já finalizados. O custo estimado é de R$ 1,7 bilhão. Segundo as projeções, o novo VLT poderia transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, substituindo com folga o antigo “Metrô na Superfície”, desativado no ano passado.


✔️ Fonte Diário do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura lança edital para concessão de estações do BRT e Terminal Mané Dendê

  A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), publicou o edital de licitação para a gestão de espaços ...