sábado, 26 de julho de 2025

Estudo propõe VLT entre Nova Iguaçu e Pavuna com 16 estações

 Plano de VLT entre Nova Iguaçu e a estação Pavuna prevê 16 estações e integração com Metrô e SuperVia. Projeto enfrenta desafios fundiários e depende de negociação com a MRS Logística.


              Foto: Daniel Martins/Diário do Rio


Um novo ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pode ligar Nova Iguaçu à estação Pavuna, integrando o transporte público da Baixada Fluminense à Linha 2 do Metrô e ao ramal Belford Roxo da SuperVia. A proposta consta no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), documento estratégico elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das CidadesAs informações são do Via Trolebus.

A ideia é reaproveitar um antigo leito ferroviário de carga, hoje desativado, que cruza os municípios de Belford RoxoMesquita e São João de Meriti. Seriam aproximadamente 12,6 km de extensão, com 16 estações ao longo do trajeto. A expectativa é que o novo sistema atenda até 120 mil passageiros por dia, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão.



O projeto surge como uma possível solução para reforçar a conexão com dois dos sistemas mais sobrecarregados da região: a Linha 2 do Metrô e o ramal Belford Roxo da SuperVia — este último frequentemente alvo de reclamações por atrasos e falhas operacionais.

Apesar do potencial de integração e melhoria na mobilidade, a proposta esbarra em questões fundiárias. O leito ferroviário pretendido pertence à MRS Logística, uma empresa privada, o que exige negociações para cessão de uso. Além disso, parte do trecho encontra-se invadido por construções irregulares, o que exigiria processos de desapropriação e remoção.

No Plano Regional de Mobilidade 2034, o projeto foi classificado como “posterior ao horizonte do plano”, ou seja, algo para além da próxima década, com prioridade mais baixa em relação a outras intervenções. O estudo apresenta apenas estimativas preliminares de CAPEX, sem entrar nos detalhes de operação, número de trens necessários ou estrutura de financiamento.

Embora ainda distante da concretização, a proposta reacende o debate sobre a integração da mobilidade na Baixada Fluminense e o aproveitamento de estruturas ferroviárias subutilizadas.


✔️ Fonte Diário do Rio e Via Trolebus 



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