domingo, 20 de julho de 2025

Volta do transporte de passageiros pelo rio e mar ainda distante em Joinville

 Cidade teve início de construção de cais flutuante nesta semana


Rota entre Joinville e São Francisco do Sul, pelo rio Cachoeira (foto) e baía da Babitonga durou poucos meses em 2008 (foto: BD, 19/12/2008, Arquivo AN)


O transporte regular de passageiros pela baía da Babitonga continua distante. Nesta semana, Joinville deu largada para a construção do primeiro cais flutuante de série de estruturas náuticas planejadas desde o início do primeiro mandato da atual administração. O cais no Espinheiros, junto à Babitonga, será usado para acesso de embarcações e como área de lazer, mesmo propósito dos equipamentos a ser instalados no rio Cachoeira, Vigorelli e Morro do Amaral. No futuro, até poderão servir para embarque e desembarque de passageiros de linhas do transporte marítimo.

O setor náutico avançou em Joinville: a cidade conta com região de marinas, com mais de 800 embarcações. Mas o transporte regular marítimo não foi retomado. A Babitonga foi rota da movimentação de passageiros no século 19 e até meados do século passado. Com o avanço do transporte ferroviário e rodoviária, o uso de embarcações para transporte de cargas e pessoas, tão presente na ligação entre Joinville e São Francisco do Sul, foi sendo gradualmente abandonado. O assoreamento do rio Cachoeira também colaborou no esvaziamento do transporte marítimo.

Coincidentemente, foi mesmo motivo, as dificuldades de navegação por causa do acúmulo de sedimentos, que as iniciativas de retomada do transporte regular foram experiências curtas nos anos 2000, como o JetBus, por exemplo. A experiência durou meses e tentativas com outras embarcações também não de consolidaram. Na época, a primeira hidrovia de Santa Catarina foi instalada na rota entre Joinville e São Francisco do Sul.

No início desta década, o governo do Estado contratou estudo sobre rotas na Babitonga, principalmente entre Joinville e São Francisco do Sul, com avaliação da viabilidade do transporte marítimo entre diferentes localidades.  O trabalho, concluído em 2023, seria usado para avaliação de eventuais concessões de linhas para balsas e ferryboat. Mas não houve nenhum encaminhamento nesse sentido. A região conta com rotas regulares, como as ligações entre Vigorelli e Vila da Glória e entre Laranjeiras e Vila da Glória, mas novas linhas, principalmente a partir de Joinville, não estão previstas.


Fonte NSC Total



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeita veta instalação de ar-condicionado no transporte público

  Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal foi integralmente veto por Adriane Lopes A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), vet...