Cidade teve início de construção de cais flutuante nesta semana
O setor náutico avançou em Joinville: a cidade conta com região de marinas, com mais de 800 embarcações. Mas o transporte regular marítimo não foi retomado. A Babitonga foi rota da movimentação de passageiros no século 19 e até meados do século passado. Com o avanço do transporte ferroviário e rodoviária, o uso de embarcações para transporte de cargas e pessoas, tão presente na ligação entre Joinville e São Francisco do Sul, foi sendo gradualmente abandonado. O assoreamento do rio Cachoeira também colaborou no esvaziamento do transporte marítimo.
Coincidentemente, foi mesmo motivo, as dificuldades de navegação por causa do acúmulo de sedimentos, que as iniciativas de retomada do transporte regular foram experiências curtas nos anos 2000, como o JetBus, por exemplo. A experiência durou meses e tentativas com outras embarcações também não de consolidaram. Na época, a primeira hidrovia de Santa Catarina foi instalada na rota entre Joinville e São Francisco do Sul.
No início desta década, o governo do Estado contratou estudo sobre rotas na Babitonga, principalmente entre Joinville e São Francisco do Sul, com avaliação da viabilidade do transporte marítimo entre diferentes localidades. O trabalho, concluído em 2023, seria usado para avaliação de eventuais concessões de linhas para balsas e ferryboat. Mas não houve nenhum encaminhamento nesse sentido. A região conta com rotas regulares, como as ligações entre Vigorelli e Vila da Glória e entre Laranjeiras e Vila da Glória, mas novas linhas, principalmente a partir de Joinville, não estão previstas.
Fonte NSC Total
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