Diferencial do projeto é a presença de trechos com trilhos já existentes, o que pode reduzir os custos
No âmbito do plano de trens de passageiros do governo, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) destaca a viabilidade da ligação interestadual entre Brasília (DF) e Luziânia (GO), segundo a diretora-executiva Roberta Marchesi.
Essa conexão, há muito demandada pelas regiões, recebeu sinal verde do presidente Lula (PT), após os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF) apresentarem a proposta.
O parlamentar por Goiás anunciou nesta quinta-feira, 1º, que a concretização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está próxima com a confirmação da ANPTrilhos.
“O entorno e todo o estado de Goiás esperam há trinta anos a concretização desse sonho, que vai melhorar a qualidade de vida da população goiana e do DF. No final do ano passado, me reuni com o presidente Lula e ele deu o ok. Agora, o próprio setor confirmou essa prioridade”, explicou Kajuru.
O diferencial do projeto é a presença de trechos com trilhos já existentes, o que pode reduzir os custos. O governo está concentrando esforços em aproveitar ferrovias subutilizadas ou em precário estado de manutenção para suas futuras linhas de passageiros, conforme destaca Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.
No final de novembro do ano passado, a Comissão de Serviços de Infraestrutura aprovou o requerimento do senador Kajuru, solicitando uma audiência pública para discutir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo (PAC) destinados ao desenvolvimento regional no entorno do DF, com ênfase no projeto do VLT.
A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) está encarregada da implementação do VLT. Conforme a proposta, o sistema de transporte poderá atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora, conectando o DF a Luziânia e passando por áreas estratégicas, como o Park Way, Núcleo Bandeirante, Guará e Setor de Indústrias, com destino à Estação Rodoferroviária.
Outros trechos
Além da ligação Brasília-Luziânia, outros trechos estão sob consideração, como Salvador-Feira de Santana. No total, sete projetos totalizam 740 km em trilhos para transporte de passageiros, sendo parte do aguardado Plano Nacional de Ferrovias do governo.
A regulamentação recentemente consultada sobre a Política de Transporte de Passageiro é vista como um passo relevante para a divulgação do plano.
“Precisamos conectar capitais, polos de desenvolvimento econômico e regiões metropolitanas. A implantação de novas linhas contribuirá com o crescimento econômico e social, com a instalação de empreendimentos e geração de empregos ao longo do seu percurso”, disse a diretora-executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
O Ministério dos Transportes recebeu 246 contribuições em consulta pública sobre o decreto da política de transporte, e agora o documento deve ser encaminhado à Casa Civil para posterior publicação.
O governo, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), busca impulsionar investimentos no setor ferroviário, com destaque para o projeto de trem que ligará São Paulo a Campinas.
Além da política de passageiros, o Ministério dos Transportes está focado em outras frentes, como a regulamentação da devolução de trechos ferroviários ociosos. Em 2020, de acordo com uma auditoria do TCU, cerca de 64% da malha ferroviária federal estava ociosa, evidenciando a necessidade de ações para revitalizar e otimizar o sistema ferroviário do país.
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