Ministros de Portos e Aeroportos, Transportes e de Relações Institucionais foram ao local, em São Paulo, neste sábado 03/02
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM (@AEROMOVEL) — 3.2.2024
Ministros do governo federal visitaram as obras do trem que ligará a estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Renan Filho (Transportes) estiveram no local na manhã deste sábado (3) para vistoriar o andamento do projeto de mobilidade urbana.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), afirmou que a iniciativa é fundamental para o aeroporto de Guarulhos e para o desenvolvimento da região. "[É] Uma obra de R$ 300 milhões que vai melhorar a mobilidade urbana de acesso ao aeroporto, melhorando a infraestrutura e sobretudo a qualidade de vida da população", declarou.
"É uma solução tecnológica eminentemente brasileira, demonstrando que o país é capaz de encontrar soluções novas para problemas antigos", acrescentou o ministro Renan Filho (MDB-AL).
O sistema
Atualmente, o acesso aos terminais do aeroporto é feito por um ônibus oferecido pela concessionária. Os usuários se deslocam da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade até os terminais de passageiros no transporto rodoviário.
Com o projeto, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. O sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção.
O modelo é baseado na tecnologia Aeromóvel, meio de transporte automatizado em via elevada, que usa propulsão por ar, sem motores ou transmissão embarcados, gerado por ventiladores instalados em uma estrutura de concreto. O formato tem baixo consumo energético e baixo custo construtivo por usar estruturas leves.
Com informações da Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário