quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

BYD entrega primeiro ônibus elétrico superarticulado do mundo para Goiás

Modelo D11A tem autonomia de 250 km e vai passar a circular nas ruas de Goiânia nos próximos dias





A BYD, Build Your Dreams, gigante global de veículos elétricos, realizou a entrega nesta 

quarta-feira (14/2) do primeiro ônibus 100% elétrico superarticulado para o estado de 

Goiás. Com 23 metros, piso alto, 250 km de autonomia, o modelo D11A é o primeiro 

modelo a rodar no mundo com essas caraterísticas.

O modelo D11A da BYD foi desenvolvido para causar o mínimo possível de sobrecarga 

à rede elétrica das grandes cidades. Ele vem equipado com 516 kWh em capacidade de 

bateria. O modelo de piso alto tem acessibilidade, pois vem equipado com elevador para 

pessoas com deficiência. 

“Os moradores de Goiânia passam a contar com o ônibus mais moderno da BYD e que 

vai rodar pela primeira vez no Brasil. O D11A traz conforto, segurança e tecnologia para 

quem depende de transporte público numa das cidades que mais crescem no país”, 

afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD.

O D11A, primeiro super articulado deste modelo no mundo, vai passar a circular no 

corredor BRT Leste-Oeste do sistema de transporte metropolitano de Goiânia. A 

princípio foram adquiridos seis ônibus do modelo D11A, mas o projeto prevê mais 59 

veículos do mesmo tipo.

A BYD é pioneira no Brasil na entrega de ônibus elétricos, com grande expertise na 

eletromobilidade, garantindo ônibus elétricos seguros, sustentáveis e confortáveis. A 

população de Goiás terá benefícios da energia limpa, com uma maior qualidade de 

vida. Além de o Poder Público ter custos mais baixos na manutenção dos veículos 

elétricos. 




Mais sobre o ônibus D11A


* 23 metros de comprimento

* Chassi de piso alto desenvolvido para circular em grandes cidades, como em projetos 

de BRT (Bus Rapid Transit)

* Suspensão pneumática em todos os eixos, que proporciona mais conforto para os 

passageiros e motorista

* Motor integrado com cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos e ainda com 

um módulo de controle eletrônico de tração

* Chassi tubular que não necessita de alongamento para carrocerias de até 23 m. 

Estrutura formada por materiais de alta resistência à torção e à flexão

* Freio a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando 

maior segurança e autonomia ao veículo

* Coluna de direção regulável com ajuste de acordo com as características de cada 

motorista, melhorando a ergonomia.

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