sexta-feira, 17 de maio de 2024

Prefeitura de São Paulo amplia linha de ônibus a partir deste sábado (18) como parte de estudos para o VLT no Centro

 



Trajeto é semelhante ao previsto para o futuro modal e a análise de sua dinâmica permitirá o aprimoramento de projetos

A Prefeitura de São Paulo amplia, a partir deste sábado (18), o atendimento da Linha 2002-10 que liga o Parque Dom Pedro II ao Terminal Bandeira, na região central. Os ônibus também passarão a transitar no entorno do Mercado Municipal, Zona Cerealista, Museu Catavento e Estação Pedro II do Metrô. A alteração faz parte dos estudos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro.

Em sentido único, a linha de ônibus percorrerá a Praça Clóvis Bevilacqua, a Avenida Rangel Pestana, o Viaduto 25 de Março, a Avenida Rangel Pestana, a Rua Vasco da Gama, a Rua do Gasômetro o Viaduto Diário Popular e o Terminal D. Pedro II.

O trajeto é semelhante ao previsto para o VLT, permitindo que o Município realize uma série de análises tendo em vista a implantação do futuro modal, como a quantidade de usuários que utilizará a linha e quais pontos de ônibus serão mais usados.

Além disso, a expectativa é que a linha ampliada seja um pilar para a Prefeitura analisar a sua efetividade quanto aos principais objetivos do VLT, isto é, articular bairros da região central de forma a superar barreiras - melhorando a mobilidade local - e integrá-los a espaços relevantes da cidade do ponto de vista econômico e cultural.

O projeto de implantação do VLT busca qualificar os deslocamentos a partir da mobilidade sustentável e de uma nova alternativa de transporte integrada às demais ações para requalificação do centro.

 

Entenda o projeto

A Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) iniciou em 2023 a coordenação do projeto de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que consiste em implantar, na região central, um amplo Programa de Requalificação Urbanística que tem como ponto central a circulação de um modal que interligue vias como Rua José Paulino, Avenida Senador Queirós, Avenida Cásper Líbero, Avenida Prestes Maia, entre outras. A iniciativa conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais feitos pela pasta. Um Grupo de Trabalho Intersecretarial foi constituído para acompanhar o desenvolvimento das etapas do projeto.

Os estudos iniciais apontam para uma rede com aproximadamente 12 km de extensão distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se conectam na Av. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, contribuindo para a mobilidade da população que chega ao centro a partir das Zonas Leste, Sul, Norte e Oeste.

Um dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como Bom Retiro e Brás. Conectados pelas novas linhas de VLT, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Parques e espaços livres de relevância também passarão a ser acessados pelo VLT, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão.

Além de reativar a saudosa memória histórica dos antigos bondes do centro, o VLT será um indutor para a requalificação urbana da região central. Com ele, o sistema de mobilidade do centro terá uma nova alternativa de transporte público, melhor articulado com os deslocamentos a pé, oferecendo maior confiabilidade, segurança, agilidade e conforto nos deslocamentos. Do ponto de vista ambiental, a implantação de um modal como o VLT poderá ampliar as áreas verdes, mitigar a poluição atmosférica e sonora, reduzir congestionamentos e contribuir para a revitalização de áreas degradadas.

 

Chamamento Público

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP) abriu chamamento público para receber manifestação de interesse privado de interessados na elaboração de projetos e estudos para o VLT. Em 07 de maio, foi publicada lista de empresas autorizadas a entregarem os estudos em até 90 dias. Confira a publicação no Diário Oficial.



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Um comentário:

  1. Precisamos que a linha 172 U
    MOOCA/BRAS
    Cemitério Parque dos Pinheiros
    Retorne com parada a Praça dos Industriários
    Com o retorno irá abranger mais quatro paradas tanto na IDA qto na VOLTA; em vez de entrar na rua Juvenal Parada, dar sequência pela rua dos Trilhos contornando a Praça dos Industriários subindo pela rua Dos Donatários, descendo rua Da Mooca para entrada a esquerda rua do Oratório,

    VOLTA saindo da rua Do Oratório, descendo pela rua Dos Donatários até a Praça Dos Industriários, OPCIONAL seguir pela rua Dos Trilhos , rua Bresser e subir o viaduto Bresser ou subir a rua Dos Donatários para Rua Da Mooca, rua Taquari até o viaduto Bresser .
    Esse trajeto sempre foi muito útil para a comunidade vez que era o único transporte que segue direto para a estação do metrô mais próxima.
    Praça dos Industriários Estação Bresser 1,8km
    Estação Belém 1,7km
    Esperando contar com a colaboração
    Agradeço por todos os usuários do transporte PÚBLICO

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