domingo, 30 de junho de 2019

Ufes faz teste com carro autônomo brasileiro


Veículo andou 74 km contando com o apoio de um motorista a bordo.



IARA






O projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) e liderado pelo professor Alberto Ferreira Souza, da Universidade Federal do Espírito Santo, merece destaque.
Ele teve seu início em 2009, com estudos de visão computacional e robótica móvel em ambientes simulados e dados de sensores reais, em tarefas de mapeamento e localização, além de detecção e reconhecimento, por meio de imagens de câmeras.
Em 2012, foi adquirido um carro Ford Escape Hybrid, que foi adaptado para permitir o controle do sistema de acionamento do volante, acelerador, freios, entre outros dispositivos do veículo, por meio de sistemas computadorizados desenvolvidos pelo projeto IARA.



Desde então, pesquisas vêm sendo desenvolvidas pelo LCAD e, atualmente, o IARA já conta com diversos sistemas, como: mapeamento, localização, tomada de decisão de alto nível, planejamento de caminho, planejamento de movimento, controle, detecção e rastreamento de objetos móveis, detecção e reconhecimento de semáforos, detecção de pedestres, entre outros.
Para isso, a IARA conta com diversos sensores, como um Light Detection and Ranging (LIDAR) Velodyne HDL 32-E, um SICK LD-MRS 3D LiDAR, um Trimble Dual Antenna RTK GPS, um Xsens Mti IMU, câmeras Point Grey Bumblebee stereo, uma câmera ZED 2K stereo, e um computador Dell Precision R5500 (2x Intel Xeon 3,46 GHZ, 12GB RAM e uma GPU Tesla C2050). Para apresentar os resultados do projeto, foram escolhidos dois desafios.

No primeiro, em 2014, a IARA percorreu de forma autônoma um percurso de 3,7 km no anel viário da UFES dentro do campus de Goiabeiras, em Vitória. No segundo, em 2017, a IARA percorreu 74 km de Vitória até a cidade de Guarapari em modo autônomo, a uma velocidade média de 45km/h, com poucas intervenções no percurso.
Atualmente, o IARA pode chegar a 60km/h e é capaz de lidar com situações reais de trânsito em ambientes urbanos e rodovias. Tudo isso pode ser visto no canal do IARA no YouTube (youtube.com/user/lcadufes)!
Projeto IARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...