segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Doria promete estender Linha 15-Prata do monotrilho até a Cidade Tiradentes e entregar estação em 2022



Governador João Doria participa da inauguração de novas estação da Linha 15- Prata do monotrilho



Projeto inicial previa estação Cidade Tiradentes que deveria ter ficado pronta em 2012, mas governo de SP encurtou em 13 km o trajeto inicial e excluiu o trecho no extremo da Zona Leste.


O governador João Doria (PSDB) anuncio na manhã desta segunda-feira (16) que irá prolongar a Linha 15-Prata do monotrilho até a Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste. A nova promessa foi feita durante a inauguração das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. De acordo com o governador, toda a Linha 15, incluindo a nova extensão, será concluída em dezembro de 2022.
“A determinação do governador do estado de são Paulo é que as obras sigam seu ritmo como estão, elas foram retomadas, para que até dezembro de 2022, levar a linha 15-prata do Metrô até a Cidade Tiradentes. Essa é a orientação, este é nosso objetivo, essa é nossa meta. Não havendo nenhum percalço de ordem de Justiça, de Promotoria, de engenharia, este é nosso objetivo. As obras estão em curso, o orçamento total é o que eu mencionei anteriormente [R$ 5,4 bilhões], e a orientação é, repito, que as obras possam estar concluídas até dezembro de 2022, se não tivermos nenhuma situação de percalço ou de tempo, ou de engenharia ou de ordem judicial. Não havendo, esta é a meta”, afirmou Doria.
A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009 e o projeto inicial previa ligar a Vila Prudente até a estação Cidade Tiradentes até 2012. Ela deveria ter ficado pronta em 2012, mas as primeiras estações foram entregues somente em 2014. Na época, o governo do estado disse que pretendia fazer o monotrilho por ser mais econômico do que o Metrô.

No entanto, em 2016, o Metrô voltou atrás e disse que o projeto seria encolhido em 13 km e iria perder oito estações, terminando na estação São Mateus, com o mesmo orçamento anterior. Depois, foi anunciada como final da linha a estação Jardim Colonial, que era chamada de estação Iguatemi, que deve ficar pronta em 2021.

As estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (16) na Avenida Sapopemba, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Com isso, a rede de trilhos do Metrô de São Paulo passa a ter 101 km de extensão.
As estações serão abertas ao público a partir das 10h e terão funcionamento parcial. As estações vão operar em horário reduzido, das 10h às 15h, até janeiro de 2020, quando passarão a funcionar integralmente das 4h40 à 0h.

Com a inauguração, a Linha 15-Prata passa a operar com dez estações. As outras estações em funcionamento são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto. A linha Prata faz conexão com a Linha 2-Verde do Metrô, na estação Vila Prudente.
Após ficar oito meses com as obras paradas, o governo de São Paulo retomou a construção do monotrilho no final de abril de 2019. As obras foram retomadas após a linha ser concedida por R$ 159 milhões ao Grupo CCR, em um leilão em março. O grupo, gigante no setor de transporte e logística, foi o único interessado na linha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...