sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Metrô coloca anúncio do Facebook para tapar obra de arte em estação





Um grande anúncio da rede social Facebook tapou os famosos retratos da estação Sumaré, na linha 2-verde do metrô de São Paulo. O Metrô diz que a cobertura foi feita para proteger a obra para o Carnaval.
Os retratos estão no local desde 1998 e são obra do artista Alex Flemming. São 22 imagens em cada lado da plataforma no estilo fotos 3×4, sobrepostos por poemas, em um grande painel de vidro, que podem ser vistas de longe por quem passa pela avenida Sumaré.

O anúncio da rede social tapa a maior parte de um dos lados da plataforma —três retratos ficaram descobertos. A propaganda diz que “Existe um grupo no Facebook para você. Somos mais juntos” e faz referência a grupos que comemoram o Carnaval em diferentes cidades do país. O anúncio está no local pelo menos desde a última terça-feira (25). A mesma propaganda estava neste Carnaval em painéis nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).
À Folha o artista Alex Flemming disse estar “absolutamente estupefato”. “É um estupro a uma obra de arte pública. É uma falta de consideração com todas as obras de arte pública do Brasil. É uma desconsideração com os usuários do metrô. Eu fotografei exatamente a população anônima de São Paulo. Como é possível que o Metrô ponha anúncios em cima de uma obra de arte, vedando ela?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...