Um grande anúncio da rede social Facebook tapou os famosos retratos da estação Sumaré, na linha 2-verde do metrô de São Paulo. O Metrô diz que a cobertura foi feita para proteger a obra para o Carnaval.
Os retratos estão no local desde 1998 e são obra do artista Alex Flemming. São 22 imagens em cada lado da plataforma no estilo fotos 3×4, sobrepostos por poemas, em um grande painel de vidro, que podem ser vistas de longe por quem passa pela avenida Sumaré.
O anúncio da rede social tapa a maior parte de um dos lados da plataforma —três retratos ficaram descobertos. A propaganda diz que “Existe um grupo no Facebook para você. Somos mais juntos” e faz referência a grupos que comemoram o Carnaval em diferentes cidades do país. O anúncio está no local pelo menos desde a última terça-feira (25). A mesma propaganda estava neste Carnaval em painéis nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).
À Folha o artista Alex Flemming disse estar “absolutamente estupefato”. “É um estupro a uma obra de arte pública. É uma falta de consideração com todas as obras de arte pública do Brasil. É uma desconsideração com os usuários do metrô. Eu fotografei exatamente a população anônima de São Paulo. Como é possível que o Metrô ponha anúncios em cima de uma obra de arte, vedando ela?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário