sexta-feira, 12 de setembro de 2025

De cara nova, vagões do VLT de MT passam por testes na Bahia

 



Os 40 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), adquiridos pelo governo de Mato Grosso em 2015 e vendidos dez anos depois à Bahia, por R$ 793 milhões, passam pelos últimos ajustes operacionais para começar a circular em Salvador. Com uma nova aparência, o transporte passará por testes em dezembro.

Conforme apurado pelo , desde agosto em uma fábrica espanhola, instalada em São Paulo, especializada na fabricação de veículos e equipamentos, os vagões entram na etapa estratégica do cronograma de implantação. Cada compartimento deve chegar a Salvador em 5 dezembro e o início dos testes estáticos é marcado para o dia 10 daquele mês. Paralelamente, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) montará os trilhos.


Antes, personalizados com as cores verde, amarelo e cinza, o modal agora está inteiramente pintado de laranja, rosa, verde e azul claro.

 

Os trens que irão compor o VLT de Salvador são correspondentes ao modelo URBOS 3, um dos melhores do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. No total, serão sete vagões, comportando uma média de 400 passageiros. Com custos de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá 40 km de trilhos e 42 paradas. O sistema contará com Wi-Fi gratuito, catracas automáticas, integração com o metrô, além de câmeras com inteligência artificial. 

 

A previsão é que o transporte de passageiros comece a operar no segundo semestre de 2026.

Os vagões foram adquiridos pelo governo da Bahia após contrato firmado com o Estado de Mato Grosso, com mediação do Tribunal de Contas da União (TCU). O acordo estabeleceu o pagamento em 4 parcelas anuais, corrigidas pela inflação. A primeira foi paga em dezembro de 2024.

 
A transferência dos vagões começou ainda em outubro do ano passado, sendo concluída no último mês de julho, quando deixaram o então Centro de Operações, em Várzea Grande, com destino a sede da empresa CAF, localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo.

As obras do VLT foram iniciadas em 2013, com a expectativa de que o modal atendesse a população da região metropolitana e os turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. No entanto, os trabalhos foram paralisados ainda em 2014, com menos de 20% dos trilhos implantados, deixando um rastro de obras inacabadas e prejuízo milionário.


Dez anos depois, o governo do Estado decidiu rescindir o contrato com as empresas responsáveis. Após alguns anos de disputas judiciais, o acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União encerrou o caso e permitiu o ressarcimento dos cofres públicos.

Agora o Bus Rapida Transit (BRT) está sendo implantado na região e as obras enforcam o trânsito em diversos trechos.



✔️  Gazeta Digital 




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