sábado, 6 de setembro de 2025

Mudança na Radial Leste começa nesta segunda e afeta dois sentidos

 CET acompanhará a interdição e orientará o trânsito na região; veja alternativas


Futuro BRT Radial Leste vai ligar o Parque Dom Pedro II, no centro, à estação Penha do Metrô | Edson Lopes Jr/Secom



A Prefeitura de São Paulo dará início nesta segunda-feira (8/9) a mais uma fase das obras do BRT Radial Leste, com a construção da futura parada de ônibus Mendes de Sá.

Para isso, a avenida Alcântara Machado, a Radial Leste, será parcialmente interditada nos dois sentidos, entre as ruas Carneiro Leão e Piratininga, no bairro da Mooca, próximo à região central da cidade.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanhará a interdição e orientará o trânsito na região.


Veja as interdições

As mudanças se iniciam nesta segunda e outra fase começa na próxima segunda (15/9).

Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), sentido bairro, faixa da esquerda, entre as ruas Carneiro Leão e Piratininga – a partir de segunda-feira (8/9);

Avenida Alcântara Machado, sentido centro, faixa da esquerda, entre as ruas Piratininga e Carneiro Leão – a partir de segunda-feira (15/8).

O fluxo de veículos será desviado para as faixas da direita, com sinalização indicando as obras e recomendando rotas alternativas.


Rotas alternativas segundo a CET:


Sentido bairro:


Utilizar a Marginal do Tietê ou acessar a rua da Figueira pela Ligação Leste-Oeste, seguindo por:


Avenida Rangel Pestana;

Avenida Celso Garcia;

Rua Belém;

Outras vias locais.

Sentido centro:


Utilizar a Marginal do Tietê ou seguir trajetos a partir da avenida Conde de Frontin, com acesso via:


Viaduto Engenheiro Alberto Badra;

Avenida Antônio Abdo;

Rua Melo Freire;

Chegando à rua da Figueira.

Para mais informações, ocorrências, reclamações ou sugestões, o telefone disponível é o SP156.


Novo BRT Radial Leste

O futuro BRT Radial Leste vai ligar o Parque Dom Pedro II, no centro, à estação Penha do Metrô, na zona leste.


Segundo a prefeitura, o modal vai beneficiar até 400 mil passageiros por dia e reduzir em até 50% o tempo de viagem.


O corredor terá faixas exclusivas em pavimento rígido, novas estações acessíveis, ciclovia, paisagismo, iluminação modernizada, semáforos inteligentes e enterramento de redes de energia e telecomunicações. Também contará com faixa azul para motociclistas.


Haverá integração direta com estações do Metrô e da CPTM (Belém, Tatuapé e Carrão) e uma ciclopassarela no viaduto Pires do Rio.


Serão 12 estações por sentido, com portas automáticas, ar-condicionado, painéis informativos, pagamento antecipado e energia solar.


O investimento total estimado é de R$ 385,9 milhões e a operação está estimada para começar em fevereiro de 2026.








✔️ Fonte Gazeta dd S.PAULO 



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