sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Chuveiros compartilhados para usuários de ciclovia são instalados perto da Avenida Faria Lima




Para utilizar uma das cinco cabines é necessário pagar uma taxa através do aplicativo "Sports To Go". Estação também disponibiliza armários e banheiro.





Ciclovias ganharam espaço nas grandes avenidas e, com isso, muitas pessoas optaram por ir ao trabalho pedalando. Mas muitos entusiastas da bicicleta desistem do transporte porque não gostam de chegar suados ao trabalho. Pensando nesse público, um empresário resolveu tornar a prática mais confortável e oferecer chuveiros compartilhados perto de uma das avenidas que mais reúne empresas em São Paulo, a Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste



Antes de empreender, Tiago Godoi era funcionário de uma empresa e utilizava diariamente a bicicleta para ir trabalhar. “As pessoas sempre perguntavam, ‘mas como é que você faz? Você chega suado? Como é que você faz lá no trabalho?’”, relembra ele que explicava que conseguia trabalhar tranquilamente depois do exercício diário, pois a empresa oferecia chuveiro, toalha e shampoo.

“Quando eu comentava isso o pessoal falava ‘pô, se eu tivesse isso também iria trabalhar de bicicleta’, daí surgiu a ideia de conseguir oferecer esse serviço de uma forma compartilhada”, disse Tiago em entrevista ao G1.


          Tiago Godoi encontrou a inspiração do novo negócio em seu dia a dia. — Foto: Marcelo Brandt/G1

Para colocar a ideia em prática, Tiago montou uma estrutura com quatro cabines que contam com chuveiros, armários e tomadas. Além disso, em outros espaços da estação, há armários, que podem ser alugados, e uma cabine com banheiros e pias. Se o usuário precisar de toalha e shampoo também há a opção de alugar. As portas são transparentes e ficam opacas no momento em que o usuário vira a chave. Os chuveiros estão funcionando há 3 meses.
A empresa procura oferecer para as pessoas que circulam na região a opção de tomar um banho rápido. “Além do banho quando você chega para trabalhar, você ainda consegue, por exemplo, correr na hora do almoço e depois vir, tomar um banho e voltar a trabalhar, ou então, se você mora um pouco longe e trabalha na região aqui da Faria Lima e quer ir para balada ou para faculdade, mas mora longe, ao invés de voltar para casa para tomar banho você pode tomar um banho e já fica por aqui mesmo”, disse Tiago Godoi.
O fundador diz que não viu nada parecido em outros países, porém, a tecnologia utilizada para limpeza dos chuveiros foi inspirada em um modelo autolimpante encontrado na Europa e em algumas companhias aéreas. A limpeza é feita através de uma luz ultravioleta que esteriliza os objetos. Além disso, um funcionário retira objetos esquecidos na cabine.


                Cabines oferecem chuveiro, armários e carregadores de celular. — Foto: Marcelo Brandt/G1

Aplicativo

Para utilizar os chuveiros e/ou armários é necessário baixar o aplicativo Sports To Go, fazer um cadastro e vincular um cartão de crédito. Toda as despesas são debitadas através do app. O aluguel dos armários e os banhos podem ser pagos por mês ou por uso. No caso dos banhos, o usuário pode pagar uma taxa extra e solicitar toalha e shampoo. O aluguel da cabine pode ser pago por uso (R$ 12) ou por pacotes que variam conforme a utilização podendo chegar a até R$ 159,90.
“O armário funciona de maneira oposta de um armário de academia, pois é utilizado quando o usuário não está aqui. Você aluga por mês para deixar os seus bens aqui e caso você não precise do armário inteiro você pode compartilhá-lo com algum colega que você confie”, diz Tiago.


O aluguel da cabine dura 15 minutos e é contado desde o momento em que você retira a chave no painel da estação até quando você a devolve. Se precisar de tempo extra, o valor será debitado automaticamente do cartão.
Atualmente, a empresa só tem uma estação em São Paulo, mas Tiago pretende expandir o negócio. “A gente fez a primeira aqui para fazer um teste com o público, mas a ideia é ampliar para outros lugares de São Paulo, Vila Olímpia, Avenida Paulista e outras cidades também que façam sentido, por exemplo, cidades mais planas com temperatura elevada, como por exemplo, Rio de Janeiro, Santos e Cuiabá. A ideia é espalhar para outros locais”, disse Tiago.
Bicicletas: veja 10 dicas para andar com segurança
G1 Carros
00:00/05:19




Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...