terça-feira, 27 de agosto de 2019

Mudanças no transporte Intercampi da UFU começam a valer após cortes de despesas



Reportagem acompanhou primeiro dia de transporte com novos horários e alunos lamentam situação. Os 60 itinerário disponíveis anteriormente passaram para dez. Diretor de logística da UFU se pronunciou.




            Projeto Intercampi da UFU sofreu severos cortes após a contenção de despesas na universidade



As mudanças no transporte Intercampi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começaram a valer nesta segunda-feira (26).
Os alunos passaram a ter dez horários disponíveis (veja rotas ativas), diante dos 60 itinerários oferecidos anteriormente. De 2.800 passageiros transportados por dia, agora são 700 alunos contemplados, segundo a UFU.
A redução foi resultado das medidas de contenção de despesas da UFU, consequências da estratégia de contingenciamento do governo federal, que bloqueou parte dos recursos de 63 universidades e 38 institutos federais no país.
Cortes em despesas em reformas, no quadro pessoal, alimentação e bolsas de estudo também foram necessários na universidade (veja lista abaixo).
Durante a manhã, a reportagem do MG1 foi até a universidade para conferir como ficou o serviço de transporte. A estudante Laura Muttoni lamentou a situação.
“Muitos falam que o jovem estudante é o futuro do Brasil, mas não é assim que a gente está sendo tratado”.
O estudante de engenharia mecânica João Pereira da Silva contou que se mudou de Araxá para morar em Uberlândia há três semanas, na época das mudanças. “Simplesmente não sei o que fazer, terei que dar um jeito, pegar carona, mas fico totalmente perdido”, desabafou.
O diretor de logística da UFU, Flávio Martins, disse que dos R$ 84 mil que eram investidos por mês para este serviço, restaram apenas R$ 20 mil. “Era uma facilidade para o aluno, um serviço pontual e de agilidade, fundamental para a vida do estudante. Lamentamos a situação”, afirmou.

Rotas na ativa

Segundo apurou a reportagem do MG1, as rotas que ficaram por enquanto são as seguintes: duas do Santa Mônica para o Umuarama (12h e 12h30) e Umuarama para o Santa Mônica, também feito duas vezes no dia nos mesmos horários.
Permaneceram também a rota do Santa Mônica para o Glória em dois horários, 6h30 e 7h30, com retorno feito às 17h40 e 18h30, e entre Umuarama e Glória às 6h com volta às 18h30.

UFU justifica cortes

Em matéria divulgada na semana passada no G1, o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade, disse que profissionais estão acompanhando o cenário econômico e que foi apontada a necessidade de cortes.
“Fizemos uma primeira intervenção em junho para reduzir despesas, mas foi necessário fazer novamente. Então tivemos que tomar decisão sobre aquelas situações que conseguimos governar e controlar. Por exemplo, contratos por demanda”, disse.

Corte de despesas na UFU

  • Redução em 50% da quantidade de postos de trabalho nos contratos de mão de obra;
  • Suspensão temporária de contratos de prestação de serviços por demanda tais como: serralheria, pintura, forros e dry wall, pisos, vidraçaria, persianas, divisórias, vidros, chaveiros e outros;
  • Interrupção do serviço de transporte “Intercampi” intermunicipal;
  • Redução do serviço de transporte “Intercampi” entre campus da mesma cidade, em 70% em relação ao serviço oferecido atualmente;
  • Suspensão de viagens de ônibus/carros a destinos cuja distância de Uberlândia seja superior a 500 Km;
  • Suspensão imediata do pagamento de subsídio do quilômetro rodado por parte da Proplad;
  • Suspensão temporária de 100% (cem por cento) do contrato de lanches;
  • Redução do quadro de estagiários em 60% (sessenta por cento) do quadro hoje existente;
  • Suspensão temporária da implementação do "Programa Bolsas de Graduação - PBG" com início originalmente previsto para setembro 2019;
  • Suspensão do pagamento de bolsas de iniciação científica relativas a contrapartida da UFU para com a Fapemig a partir de setembro de 2019.

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