segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Nova estação da Linha 15-Prata do monotrilho é inaugurada nesta segunda na Zona Leste de SP



Estação Jardim Planalto, na Avenida Sapopemba, começou a operar às 10h. Primeiras estações da Linha Prata foram entregues com dois anos de atraso.




Fachada da nova estação Jardim Planalto da Linha 15 - Prata — Foto: Divulgação/Governo SP


A estação Jardim Planalto, da Linha 15-Prata do monotrilho, será inaugurada na manhã desta segunda (26) na Avenida Sapopemba, na região do Jardim Planalto, na Zona Leste de São Paulo.
A estação será aberta ao público a partir das 10h. Essa é a 7º estação da linha Prata a entrar em operação. As outras estações em funcionamento são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. A linha Prata faz conexão com a Linha 2-Verde do Metrô, na estação Vila Prudente.
Durante a inauguração, uma das escadas rolantes apresentou uma falha e ficou parada. O Metrô disse que as escadas rolantes da estação Jardim Planalto estão funcionando e que ocorreu um problema pontual nesta manhã.
A estação deve receber 12 mil passageiros por dia e vai facilitar o deslocamento dos moradores da região de Sapopemba, na Zona Leste, até a Vila Madalena, na Zona Oeste, através da integração com a Linha 2-Verde. A estação do monotrilho funcionará de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.
Após ficar oito meses com as obras paradas, o governo de São Paulo retomou a construção do monotrilho no final de abril de 2019.

Histórico

A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009. O projeto previa ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes até 2012 ao custo de R$ 5,5 bilhões. As primeiras duas estações, Oratório e Vila Prudente ficaram prontas somente em 2014.
Em 2016, o Metrô anunciou que o projeto deveria ser encolhido em 13 km e perder oito estações, mas o valor pago é quase o mesmo. A estação final passou a ser a São Mateus. Em abril de 2018, foram abertas quatro estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
No final de abril de 2019, depois de oito meses com obras paradas, o governo de São Paulo retomou a construção do monotrilho e estabeleceu um novo prazo: inaugurar as estações São Mateus, Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta em janeiro de 2020.
Após a estação São Mateus, a previsão é que a linha continue até Jardim Colonial, programada para 2021. Quando estiver pronta, a Linha 15-Prata irá atender mais de 400 mil passageiros por dia.

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