segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Aeroporto de Brasília deve ganhar shopping center e parques temáticos

 

Aeroporto Internacional Jucelino Kubitschek, em Brasília (DF). Imagem: Inframerica

A concessionária Inframerica iniciou a segunda etapa de expansão do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, que passou para a administração privada há exatamente dez anos. O projeto prevê que o complexo aeroportuário receba agora um shopping center, um centro de logística e uma área com parques temáticos para passageiros.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (7) pelos jornais Valor Econômico e Correio Braziliense. Segundo apurado pelos jornalistas Daniel Rittner e Jéssica Eufrásio, respectivamente, os investimentos previstos são na ordem de R$700 milhões e as obras devem estar prontas entre o fim de 2023 e o primeiro semestre de 2024.

Dois dos projetos já estão com parceiros definidos.  O Grupo Partage será responsável pela construção do centro de compras. A empresa planeja, comercializa e administra e shoppings center pelo Brasil desde 1997.  A estrutura de 60 mil metros quadrados terá 130 lojas, 11 restaurantes, 11 redes de fast-food e sete salas de cinema.

“Quando a pandemia chegou, isso já estava idealizado, porque fizemos pesquisas qualitativas com os brasilienses sobre o que é um shopping ideal, e o foco (das respostas) foi essa parte do lazer e da experiência. É uma tendência mundial oferecer um espaço de varejo com mais qualidade”, afirmou Ian Joels, diretor comercial da Inframerica, para o Correio Braziliense.

Logística

Já a Log CP conduz a construção do novo ponto de distribuição de mercadorias. A companhia tem expertise na construção e locação de armazéns e condomínios logísticos de grande porte. O complexo terá 66 mil m² de galpões para locação, em um área toda de 120 mil m². O espaço contará com estacionamento, vestiário, restaurante, serviço de manutenção e de vigilância 24 horas.

O terceiro empreendimento prevê a construção de três parques de diversão de médio porte, com opções temáticas e por faixa etária. Os nomes dos parceiros que assumirão esse negócio estão sob sigilo, mas o contrato com os investidores está fechado.

A Inframerica assumiu a administração do Aeroporto de Brasília em 2012, após a primeira rodada de concessões aeroportuárias do governo federal. À época, o Consórcio deu início às primeiras grandes obras de reforma e ampliação do Aeroporto. Foram iniciadas as construções dos píeres Norte e Sul do Terminal, garantindo um aumento no número de portões de embarque e uma expansão da  área útil.

Em 2021, o aeroporto movimentou 10, 5 milhões de passageiros, o que o coloca como 3º mais movimentado do Brasil. O número segue abaixo dos registrados no pré-pandemia, quando mais de 16,5 milhões de viajantes passaram por ali ao longo de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...