terça-feira, 30 de julho de 2019

Nº de vagas de garagens em prédios lançados a partir de 2014 reduz 83% em SP




Medida é decorrente de Plano Diretor da capital paulista que quer incentivar o uso de transporte público.





O número de vagas de garagens nos prédios lançados desde 2014 diminuiu 83% na cidade de São Paulo. Desde que o Plano Diretor da capital paulista entrou em vigor, o número de vagas por unidade caiu. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), entre 2004 e 2008, as 12.988 unidades lançadas tinham entre duas e três vagas de garagem. Já entre 2014 e 2018, 2.188 tinham esta quantidade,
No período de 2014 a 2018, 59% dos lançamentos não tinham vagas de garagem – a cada dez unidades lançadas na cidade, seis não tem vaga de estacionamento no prédio.
Os novos lançamentos têm respeitado o Plano Diretor: prédios mais altos no entorno de linhas de transporte público, com apartamentos menores – de até 50 m² – e, no máximo, uma vaga de garagem por unidade.
Para os urbanistas, a diminuição no número de vagas é uma maneira de incentivar o uso de transporte público, carros compartilhados e bicicletas. Nabil Bonduki, relator do Plano Diretor, afirma que o objetivo é ter prédios mais altos próximos às linhas de Metrô e trem para que as pessoas não precisem utilizar o carro.
"Ter pouca vaga de garagem desestimula o uso do automóvel. Isso precisa ser mantido nos próximos dez anos, para que a gente possa realmente mudar o modelo de cidade, que é o objetivo do Plano Diretor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...