Na ocasião foi apresentada proposta para tentar reativar linha entre Divinópolis e Bom Sucesso.
Prefeitos do Centro-Oeste se reúnem com representante do Ministério do Turismo para discutir criação de trem turístico
Prefeitos do Centro-Oeste de Minas Gerais e pessoas ligadas ao turismo na região se reuniram com uma representante do Ministério do Turismo nesta terça-feira (23), em Divinópolis, para discutir a criação de um trem turístico entre Divinópolis e Bom Sucesso.
Durante o encontro, os municípios que pertentem ao Circuito Turístico "Campo das Vertentes", que envolve sete cidades da região, apresentaram a proposta de reativar a linha de trem que foi extinta quando a rede ferroviária em Divinópolis foi privatizada, no final da década de 90.
"É muito importante esse projeto que estamos encampando junto ao Ministério do Turismo. Um projeto que vai ligar a cidade de Divinópolis a Bom Sucesso. O trem passará por várias cidades, onde vamos ter atrações turísticas, culturais, o patrimônio e artesanato. Tudo isso para alavancar a economia da região Centro-Oeste, gerar emprego e renda para a nossa população", afirmou o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (PHS).
De acordo com Nem Campos, representante do Circuito Turístico que esteve presente no encontro, a apresentação da proposta visa angariar verbas federais para a recuperação da linha de trem, que está desativada.
"Não é só o Governo Federal. São pessoas, parceiros, empreendedores querendo fazer esse tipo de gestão. A gente precisa dessa força do Governo para possibilitar a linha [férrea]. Para que a linha possa ser usada, que ela seja consertada nos pedaços em que ela estiver [com danos]. Infraestrutura mesmo", relatou.
Integram o Circuito Turístico "Campos das Vertentes" as cidades de Divinópolis, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Itapecerica, Cláudio e São Francisco de Paula. Segundo Nem, os municípios oferecem diversas atrações históricas, naturais e culturais, mas ainda não há uma previsão de quando o trem será implantado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário