A história da Frota 3000 da CPTM começou com uma licitação financiada pelo BID em 1994, que resultou na compra de 10 trens da Siemens entre 1997 e 2001. Conhecida pelo seu "som de violino" ou "trem musical", a frota circulou em diversas linhas como a 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda, antes de ser remanejada para a linha 10-Turquesa. Desde fevereiro de 2021, a série 3000 está imobilizada no pátio da empresa, e o retorno à operação é improvável devido à falta de contrato de manutenção e à idade avançada dos trens.
Adquisição e Chegada
- A aquisição de 10 trens de quatro carros foi viabilizada por uma licitação internacional financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
- Os trens foram fabricados pela Siemens, em parceria com a SGP, e montados na Eslovênia, utilizando peças do Japão.
- A primeira unidade foi entregue em novembro de 2000, e a frota começou a operar em 2001 na antiga Linha C, atual Linha 9-Esmeralda.
Características Notáveis
- Os trens ganharam o apelido de "trem musical" pelo som característico dos seus inversores de tração GTO.
- Introduziram inovações como vidros com filtro solar, ar condicionado individual em cada carro e um sistema de detecção de descarrilamento.
- Possuíam um design com bancos mais retos, que, apesar de uma estética diferenciada, podiam oferecer menor conforto.
Operação e Desmobilização
- Após a Linha 9, os trens foram remanejados para as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e posteriormente para o serviço Expresso da Linha 10-Turquesa.
- Em 2021, a CPTM rescindiu o contrato de manutenção com a Alstom, deixando os trens da série 3000 sem um plano de manutenção.
- Desde fevereiro de 2021, todos os trens da série estão parados, com o retorno ao serviço considerado improvável devido à falta de manutenção e à tecnologia obsoleta.
Legado
- A série 3000 representou um marco na modernização da CPTM, introduzindo tecnologias que influenciaram futuras encomendas de trens.
- Apesar de sua saída de operação, os trens são lembrados pelos passageiros pelo seu som único e pela influência na paisagem urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário