domingo, 24 de agosto de 2025

A história da Frota 3000 da CPTM

 



A história da Frota 3000 da CPTM começou com uma licitação financiada pelo BID em 1994, que resultou na compra de 10 trens da Siemens entre 1997 e 2001. Conhecida pelo seu "som de violino" ou "trem musical", a frota circulou em diversas linhas como a 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda, antes de ser remanejada para a linha 10-Turquesa. Desde fevereiro de 2021, a série 3000 está imobilizada no pátio da empresa, e o retorno à operação é improvável devido à falta de contrato de manutenção e à idade avançada dos trens. 
Adquisição e Chegada
  • Origem:
    A aquisição de 10 trens de quatro carros foi viabilizada por uma licitação internacional financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 
  • Fabricação:
    Os trens foram fabricados pela Siemens, em parceria com a SGP, e montados na Eslovênia, utilizando peças do Japão. 
  • Entrada em Serviço:
    A primeira unidade foi entregue em novembro de 2000, e a frota começou a operar em 2001 na antiga Linha C, atual Linha 9-Esmeralda. 
Características Notáveis
  • Som Inconfundível:
    Os trens ganharam o apelido de "trem musical" pelo som característico dos seus inversores de tração GTO. 
  • Tecnologia:
    Introduziram inovações como vidros com filtro solar, ar condicionado individual em cada carro e um sistema de detecção de descarrilamento. 
  • Design:
    Possuíam um design com bancos mais retos, que, apesar de uma estética diferenciada, podiam oferecer menor conforto. 
Operação e Desmobilização
  • Circulação:
    Após a Linha 9, os trens foram remanejados para as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e posteriormente para o serviço Expresso da Linha 10-Turquesa. 
  • Rescisão Contratual:
    Em 2021, a CPTM rescindiu o contrato de manutenção com a Alstom, deixando os trens da série 3000 sem um plano de manutenção. 
  • Imobilização:
    Desde fevereiro de 2021, todos os trens da série estão parados, com o retorno ao serviço considerado improvável devido à falta de manutenção e à tecnologia obsoleta. 
Legado
  • Modernização:
    A série 3000 representou um marco na modernização da CPTM, introduzindo tecnologias que influenciaram futuras encomendas de trens. 
  • Memória Popular:
    Apesar de sua saída de operação, os trens são lembrados pelos passageiros pelo seu som único e pela influência na paisagem urbana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história da Frota 3000 da CPTM

  A história da Frota 3000 da CPTM  começou com uma licitação financiada pelo BID em 1994, que resultou na compra de 10 trens da Siemens ent...