sábado, 23 de agosto de 2025

Trólebus Mafersa

 


A Mafersa entrou na fabricação de trólebus em 1985, produzindo 85 veículos elétricos de dois eixos e um articulado entre 1986 e 1988, com os quais demonstrou tecnologia de ponta para a época, como suspensão pneumática e estrutura monoblocoApesar da produção limitada em anos e quantidade, esses trólebus, em parceria com a Villares, foram importantes para a inovação no transporte público brasileiro, destacando-se em cidades como São Paulo e Santos e no Corredor ABD. 
Transição e Entrada no Mercado de Ônibus
  • Origens Ferroviárias:
    A Mafersa era uma das maiores fabricantes de material ferroviário do Brasil, mas viu a demanda cair no final dos anos 70 e início dos 80, o que a levou a diversificar sua produção. 
  • Produção de Ônibus:
    Em 1985, a empresa começou a produzir ônibus a diesel e trólebus com o objetivo de encontrar novas alternativas no setor de transporte. 
Características e Inovações
  • Estrutura Monobloco:
    A Mafersa inovou ao desenvolver trólebus com estrutura monobloco (integral), o que era uma novidade na indústria brasileira de ônibus. 
  • Tecnologia Embarcada:
    Os veículos possuíam suspensão pneumática e motores elétricos da Villares, com a Mafersa também introduzindo características como pisos mais planos e alta durabilidade da carroceria. 
Produção e Legado
  • Parceria e Produção Limitada:
    A produção de trólebus ocorreu entre 1986 e 1988, resultando em apenas 85 unidades (84 de dois eixos e um articulado), o que representa uma produção relativamente pequena, mas de grande valor histórico. 
  • Importância para o Transporte:
    Os trólebus Mafersa foram utilizados em cidades como São Paulo e Santos, e no Corredor Metropolitano ABD, deixando um legado de tecnologia brasileira e contribuindo para a modernização do transporte público. 






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