quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Niterói terá seu primeiro VLT: veja como será o trajeto inicial

 Prefeito Rodrigo Neves e ministro Fernando Haddad anunciam financiamento de R$ 450 milhões para o VLT de Niterói. Projeto terá 5 km e 10 estações.


              Divulgação/Prefeitura de Niterói



Niterói está prestes a viver uma transformação histórica na mobilidade urbana. O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade recebeu, nesta quarta-feira (27), a autorização de financiamento pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em encontro com o prefeito Rodrigo Neves, em Brasília. (Vídeo do projeto abaixo)

Com o apoio do Novo PAC Seleções do Governo Federal, o projeto terá R$ 450 milhões garantidos e promete revolucionar o transporte público nos bairros da Zona Norte até o Centro, trazendo mais eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida para milhares de moradores.



Como será o VLT de Niterói


O projeto prevê uma linha com aproximadamente 5 quilômetros de extensão, interligando o Barreto ao Centro da cidade. O percurso contará com 10 estações, contemplando bairros como Engenhoca, Santana e São Lourenço.


A iniciativa promete:

  • Redução do tráfego de veículos;
  • Integração com ônibus de cidades vizinhas, como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí;
  • Estações modernas, acessíveis e seguras;
  • Impacto positivo para pedestres, ciclistas e transporte coletivo.

Declarações das autoridades


O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da conquista:

“O ministro acabou de assinar a autorização do financiamento do VLT de Niterói, que foi aprovado no PAC. Esse projeto vai tornar a mobilidade mais sustentável, com menos trânsito e mais qualidade de vida para o cidadão de Niterói”

“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A idéia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói. Estamos muito felizes com essa conquista”, concluiu o prefeito Rodrigo Neves.

Já o ministro Fernando Haddad reforçou a dimensão social do VLT:

“Vai trazer muita tranquilidade para os trabalhadores e oferecer um transporte de primeiro mundo, com qualidade, dignidade e segurança”, ressaltou Haddad.



 

Um marco para a mobilidade sustentável

Com a implantação do VLT, Niterói se coloca na vanguarda das cidades brasileiras que apostam em soluções modernas e sustentáveis para o transporte público. Além de melhorar a mobilidade, o projeto deve estimular a reestruturação urbana, reduzir a poluição e abrir espaço para novos trajetos de pedestres e integração modal



 ✔️ Fonte Cidade de Niterói 



👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corredor Verde da Nove de Julho terá ônibus superarticulado de 22,7 m movido à bateria

  Veículo, apresentado nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Ricardo Nunes, está em fase de testes antes de ser incorporado à frota Dona da m...