quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Trólebus Mercedes-Benz O-371

 



O "Trólebus 371" refere-se a um trólebus que utilizou a carroceria do Mercedes-Benz O-371 Urbano, um modelo de ônibus que marcou época no transporte urbano brasileiro entre 1987 e 1994. Este ônibus elétrico, projetado com inovações em conforto e tecnologia, foi um marco por inovações como o letreiro "Parada Solicitada" e foi usado em cidades como Araraquara, que teve trólebus O-371. 
Sobre o modelo Mercedes-Benz O-371:
  • Inovações:
    Foi o primeiro a inserir o letreiro eletrônico "Parada Solicitada", um avanço para a época. 
  • Conforto e tecnologia:
    O modelo era conhecido pelo seu design aerodinâmico, maior potência e preocupação com o conforto dos passageiros, motoristas e cobradores. 
  • Versões:
    Existiram versões a gás e a diesel, e também o trólebus elétrico, que utilizava o conjunto elétrico e a carroceria O-371. 
  • Uso:
    O O-371 teve uma série de modelos desenvolvidos, como as versões urbanas O-371 U, O-371 UL e O-371 UP, que foram lançados com o objetivo de ser superior em todos os requisitos da época. 
Sobre trólebus no Brasil:
  • Origem e evolução:
    O trólebus começou a circular comercialmente em São Paulo em 1949 e, desde então, a tecnologia dos veículos elétricos de transporte público evoluiu bastante. 
  • Cidades:
    O sistema de trólebus está presente em cidades como São Paulo, Santos e em sistemas intermunicipais. 
  • Desenvolvimento:
    As carrocerias elétricas O-371 foram utilizadas em conjunto com conjuntos elétricos de outras empresas, como a Ciferal. 
  • Avanços atuais:
    Os trólebus atuais são de carrocerias Caio e sistemas elétricos de empresas como a Eletra, que levam os passageiros em um sistema moderno em diversas cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trólebus Fiat Alfa Romeo

  O  Trólebus Fiat Alfa Romeo   foi um veículo fabricado em 1963 pela Alfa Romeo (com a Fiat e a Marelli) e faz parte da frota original de 5...