O "Trólebus 371" refere-se a um trólebus que utilizou a carroceria do Mercedes-Benz O-371 Urbano, um modelo de ônibus que marcou época no transporte urbano brasileiro entre 1987 e 1994. Este ônibus elétrico, projetado com inovações em conforto e tecnologia, foi um marco por inovações como o letreiro "Parada Solicitada" e foi usado em cidades como Araraquara, que teve trólebus O-371.
Sobre o modelo Mercedes-Benz O-371:
- Foi o primeiro a inserir o letreiro eletrônico "Parada Solicitada", um avanço para a época.
- O modelo era conhecido pelo seu design aerodinâmico, maior potência e preocupação com o conforto dos passageiros, motoristas e cobradores.
- Existiram versões a gás e a diesel, e também o trólebus elétrico, que utilizava o conjunto elétrico e a carroceria O-371.
- O O-371 teve uma série de modelos desenvolvidos, como as versões urbanas O-371 U, O-371 UL e O-371 UP, que foram lançados com o objetivo de ser superior em todos os requisitos da época.
Sobre trólebus no Brasil:
- O trólebus começou a circular comercialmente em São Paulo em 1949 e, desde então, a tecnologia dos veículos elétricos de transporte público evoluiu bastante.
- O sistema de trólebus está presente em cidades como São Paulo, Santos e em sistemas intermunicipais.
- As carrocerias elétricas O-371 foram utilizadas em conjunto com conjuntos elétricos de outras empresas, como a Ciferal.
- Os trólebus atuais são de carrocerias Caio e sistemas elétricos de empresas como a Eletra, que levam os passageiros em um sistema moderno em diversas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário