quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Teresina pode ter 30 ônibus elétricos com investimento de R$ 100 milhões

 




Técnicos da agência alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), do Ministério de Minas e Energia e da Prefeitura de Teresina deram início, nesta semana, à etapa de campo de um estudo de viabilidade para a implantação de uma frota de ônibus elétricos no sistema de transporte público da capital. O trabalho faz parte do projeto “Acoplamento de Setores e Economia Verde – AcoplaRE” e é coordenado pela Agenda Teresina 2030 e pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

A previsão inicial é que 30 ônibus elétricos sejam incorporados ao sistema, com investimentos estimados em R$ 100 milhões, que poderão ser financiados por meio do BNDES e do banco alemão KfW. 

A primeira visita técnica ocorreu no Terminal de Integração do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina. O local deve receber uma infraestrutura com 14 vagas para recarga simultânea de ônibus elétricos. Também foi analisada a viabilidade de instalação de pequenas usinas solares nos terminais do Parque Piauí e do Bela Vista, o que permitiria à própria cidade produzir a energia necessária para abastecer a nova frota.

“Nós verificamos que o setor de transportes é o que mais emite gases de efeito estufa. Teresina se mostra uma capital apta a receber esse tipo de investimento. Nós temos pavimento compatível para o trânsito do ônibus elétrico, nós temos dois terminais também que podem receber pontos de recarga. E, para além disso, nós poderemos produzir a própria energia”, afirmou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.


Projeto de adaptação dos terminais para receber pontos de recarga dos ônibus



A próxima etapa do projeto está prevista para outubro, quando será apresentada a proposta final com detalhamento técnico, financeiro e os modelos possíveis de operação.

Segundo o superintendente da Strans, Carlos Daniel, a Prefeitura ainda vai definir como será feito o financiamento: se por meio da própria administração municipal, que compraria os veículos e os repassaria às concessionárias, ou se o financiamento será feito diretamente pelas empresas junto aos bancos.

Ainda de acordo com a Agenda 2030, apesar do custo de implantação ser elevado em relação aos ônibus convencionais, o modelo elétrico oferece uma vantagem importante: o custo operacional é até 50% menor, o que representa economia a médio e longo prazo.

Atualmente, os terminais de integração de Teresina seguem subutilizados. O projeto dos ônibus elétricos também sinaliza uma tentativa de dar função efetiva a essas estruturas, que durante a pandemia serviram como postos de vacinação, mas que não foram plenamente integradas à mobilidade urbana da cidade.


 ✔️ Fonte  Cidade Verde.com




👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade 

✔️ Página no Facebook ⤵️ 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL


✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️ 

https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8


👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade 


Facebook 

https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL


YouTube 

https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG




Nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo Paes anuncia a criação de terminal de BRT para atender população de Caxias e Magé

  O terminal Metropolitano Missões vai ser construído num entroncamento que liga a Avenida Brasil à Rodovia Washington Luís Prefeitura irá c...